Cidades IBGE – Censo Brasil

links patrocinados

Cidades IBGE - Censo Brasil

Cidades IBGE

Como forma de agilizar dados sobre a população brasileira é realizado o Censo Demográfico, sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde dados sobre a população são levantados através de pesquisa feita em domicílio. O Censo é realizado de dez em dez anos e os dados obtidos são divididos em nível municipal, estadual e federal ajudando a essas esferas a planejarem melhorias as políticas conforme os resultados apresentados para os dez anos que seguem após a realização da pesquisa.

Censo 2010

O último levantamento de dados do país através do Censo foi realizado no ano de 2010, e a partir desta pesquisa se pôde ter acesso a informações com mais exatidão da realidade social e econômica dos brasileiros, que serve como apoio para todo o planejamento público, tanto do setor público quanto do privado.

Através do Censo é possível conhecer as características dos domicílios brasileiros, trazendo à tona como e quem são aqueles que habitam o país e em que situação vivem.

Mas para que todos esses dados fossem apurados da melhor forma, toda uma preparação, principalmente dos agentes, começou a ser realizada ainda no ano de 2007, sendo que todos os trabalhos relacionados ao Censo se tornaram mais intensos ainda em 2008, sendo que a coleta dos dados se deu no início de agosto de 2010, tendo os resultados dessa coleta sendo divulgados em dezembro do mesmo ano.

Números

A marca de alcance do Censo abrange todo o país, um território grande, com culturas diferenciadas e com locais muitas vezes de difícil acesso, mas mesmo assim o papel de demarcar todo esse território continua sendo realizado apesar de todas as dificuldades e assim apresentando grandes números como mais de cinco mil municípios que devem passar por esse recenseamento, num total aproximado de 58 milhões de casas, sendo responsável por toda essa coleta de dados mais de 200 mil pessoas, através de um sistema informatizado, utilizado pela primeira vez em 2010, que facilita a mensuração desses resultados.

Regiões

O resultado permite que além de informações a nível nacional também sejam obtidos dados sobre cada região relacionada ao crescimento e estatísticas sociais e econômicas o que facilita no desenvolvimento de ações conforme a necessidade e o potencial de cada região.

Como demonstra o Censo de 2010, o crescimento da população das regiões não seguiu um padrão, nem uma uniformidade, sendo que as taxas de maior crescimento foram verificadas nas regiões Centro-Oeste e Norte, tendo como principal responsável por esse desenvolvimento a migração e também a taxa de natalidade.

As regiões Sudeste e Nordeste apresentaram um crescimento muito próximo; já a região Sul que nos levantamentos anteriores apresentava o maior índice de crescimento, apresentou o menor índice em 2010, sendo que dos estados que compreendem essa região, Rio Grande do Sul e Paraná apresentaram as menores taxas.

Estados e cidades

O Censo 2010 apontou que os estados com maior número de habitantes são a Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro, que junto contam com quase 60 % de toda a população brasileira, sendo que a concentração maior é no estado de São Paulo.

Fotos

Censo IBGE 2010Censo IBGE 2010
O Censo revela a realidade social e econômica do BrasilO Censo revela a realidade social e econômica do Brasil
A pesquisa é feita de 10 em 10 anosA pesquisa é feita de 10 em 10 anos

Pesquisar
Artigos Relacionados