Cidades com pior IDH do Brasil

links patrocinados

O Brasil ainda está longe de ser um país desenvolvido, mas algumas cidades possuem o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano tão baixo, que chega a ser mais preocupante. Esse é um índice cujo o cálculo leva em consideração os números de expectativa de vida, nível de educação e PIB per capita. Veja quais são as cidades com pior IDH do Brasil.

As dez piores cidades para se viver no país

Na hora de considerar quais são as cidades com pior IDH do Brasil, a maior porcentagem está localizado em estados na região Norte e Nordeste do país. Para entender só um pouco mais sobre como é feito o índice, a partir do cálculos dos aspectos já citados acima, o município recebe uma nota que pode variar entre 0 e 1, no qual 0 é baixíssimo e 1 é o ideal. Só para se ter uma ideia, o IDH do Brasil no geral é de 0,744, de acordo com o último levantamento realizado em 2014.

Para entender melhor os níveis de classificação, regiões com notas entre 0 e 0,499 são consideradas com índice muito baixo; entre 0,500 e 0,599 é baixo, de 0,600 a 0,699 é médio, entre 0,700 e 0,799 é alto, enquanto que entre 0,800 e 1,000 é muito alto. Assim, o Brasil está na categoria de desenvolvimento humano alto, mas na 79°posição no globo. As cidades com pior IDH do Brasil são de nível muito baixo.

Cidades com pior IDH do Brasil

Cidades com pior IDH do Brasil: as piores cidades

De acordo com o nível das cidades com pior IDH do Brasil, Melgaço, no estado do Pará é a que menor tem condições para o desenvolvimento de seus moradores. O índice conseguido foi o de 0,418, o menor em todo o país, o que faz com que se precise pensar em políticas públicas de ajuda ao local de forma urgente. O local possui 26 mil habitantes.

Na segunda colocação negativa entre as cidades com pior IDH do Brasil está Fernando Falcão, desta fez no Maranhão, que fica na região Nordeste do país. O índice foi de 0,443, também fazendo parte dos municípios com desenvolvimento muito baixo.

Cidades com pior IDH

Outras cidades que fazem parte das estatísticas negativas

Além desses municípios, outras das cidades com pior IDH do Brasil são ainda Atalaia do Norte, no Amazonas, Marajá do Sena, no estado do Maranhão, Chaves, localizada no Pará, Uramutã, em Roraima, Jordão, no Acre, ainda Bagre, também no Pará, Cachoeira do Piriá, no Pará e Itamarati, no Amazonas. Como pode ser observado, há uma situação bastante crítica nas regiões Norte e Nordeste, que possuem as 10 primeiras cidades da lista das cidades com pior IDH do Brasil.

pior IDH do Brasil

Cidades com pior IDH do Brasil: índice baixo

Outros estados que ainda aparecem nas listas das cidades com pior IDH do Brasil são Alagoas, Piauí e Bahia. Depois ainda existem mais municípios com o Índice de Desenvolvimento humano considerado como Baixo, ou seja, entre 0,499 e 0,599, com estados ainda como Tocantins e Paraíba. Somente no olho dá para perceber uma situação muito delicada principalmente nos estados do Pará, no Norte e no Maranhão, no Nordeste.

IDH

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados