Cidade universitária

Cidade universitária

Cidade universitária

O que é uma cidade universitária?

Muitos jovens, quando passam no vestibular, precisam deixar o conforto e a tranquilidade da casa dos pais para se aventurarem em uma cidade totalmente desconhecida. Esta experiência pode ser menos dolorosa se a universidade estiver inserida em uma cidade universitária.

Este termo serve para designar uma região universitária que, além do campus ou dos campi da universidade também agrega uma série de serviços de extrema importância não somente durante as aulas, como também no dia a dia, como por exemplo restaurantes, lanchonetes, hospitais, estacionamento, museus, igrejas e quadras esportivas.

Assim como acontece nos Estados Unidos, a maioria das cidades universitárias também conta com moradias para os estudantes, o que facilita o ato de ir e vir e permite um maior contato com outras pessoas que também estão longe de suas cidades-natais. As cidades universitárias também se caracterizam pelo fácil acesso a linhas de ônibus e a estrutura convidativa para bicicletas.

No Brasil há algumas cidades universitárias, sendo as mais importantes a cidade universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cidade universitária Armando de Salles Oliveira, pertence à Universidade de São Paulo (USP), cidade universitária Zeferino Vaz, vinculada à Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a cidade universitária da Pampulha, integrada à Universidade Federal de Minas Gerais.

Cidade universitária da UFRJ

Cidade Universitaria 2013

A cidade universitária da UFRJ é, na verdade, um bairro, que concentra as principais unidades estudantis e administrativas da instituição, além de centros de pesquisa de empresas de grande porte, como a Petrobrás, IBM, Repsol e General Eletric.

Além dos prédios de alguns cursos e da reitoria, a cidade universitária abriga o hospital universitário e uma quadra poliesportiva.

Os alunos e funcionários têm à disposição três linhas de ônibus internas e onze linhas intercampi, todas gratuitas e geridas pela Prefeitura Universitária.

Cidade universitária Armando de Salles Oliveira

Cidade Universitaria UFRJ

Com mais de oito milhões de metros quadrados, a cidade universitária da USP abriga as principais unidades de ensino e de gestão da universidade. Além de centros de pesquisa, museus, complexos esportivos e instituições associadas, a cidade universitária Armando Salles de Oliveira também abriga uma academia da Polícia Civil, um centro de estudos da prefeitura, um centro tecnológico da Marinha e o Instituto Geográfico e Cartográfico.

Cidade universitária da UNICAMP

UNICAMP

Cidade universitária Zeferino Vaz é o nome dado ao campus da UNICAMP do distrito de Barão Geraldo, localizado na cidade de Campinas.

Concentrando importantes centros de pesquisa, unidades que auxiliam na formação dos alunos e prestam atendimento ao público, como o Hospital de Clínicas, um hotel para receber pesquisadores e professores convidados, uma editora e um centro de idiomas, a cidade universitária é gerenciada pela Prefeitura da UNICAMP.

Cidade universitária da Pampulha

A cidade universitária da Pampulha possui uma excelente infraestrutura para receber os alunos e funcionários. Além dos prédios de diversos cursos de graduação, a cidade universitária da UFMG abriga os órgãos de administração, vinte e oito bibliotecas, museus, mais de vinte lanchonetes, cineclube, agências bancárias, centro pedagógico e colégio técnico e é servida por três linhas internas de ônibus totalmente gratuitas.

Unidades Universitarias Transporte na Cidade Universitaria

GD Star Rating
loading...
Cidade universitária, Nota: 3.7 de 5 com 3 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados