Cidade Salvador Bahia

links patrocinados

Cidade Salvador Bahia

Cidade Salvador Bahia

Salvador é conhecida por ser a primeira capital brasileira, na época em que o Brasil ainda era colônia de Portugal. Portanto, Salvador é uma das capitais mais antigas das Américas.

No início Salvador era chamada apenas de Bahia ou então de “cidade da Bahia”. Os próprios moradores da cidade a chamavam assim. Outro apelido da cidade bastante conhecido é “Salvador da Bahia”. Esta variação de nomes servia para diferenciar a cidade das outras cidades do Brasil que também possuíam ou ainda possuem o mesmo nome.

Um outro apelido curioso para a cidade de Salvador, é a de “Meca da Negritude e também “Roma Negra”, uma vez que uma grande parte da população de Salvador é composta por pessoas negras e também pela presença de elementos de origem simbólica e religiosa africanos.

A cidade de Salvador é considerada uma metrópole nacional, uma vez que possui aproximadamente 2,6 mi de habitantes. Esse fato faz da cidade com mais habitantes de todo o Nordeste do Brasil. É, também, a terceira cidade mais populosa do país e oitava da América Latina. É superada apenas pelas cidades de São Paulo, Cidade do México, Buenos Aires, Bogotá, Rio de Janeiro, Lima, e Santiago.

A Grande Salvador, como é conhecida a região metropolitana na cidade, conta com aproximadamente 3.574.804 habitantes, de acordo com o censo realizado no ano de 2010 através do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Isso faz com que Salvador esteja entre as 120 maiores cidades de todo o mundo. Através de estudos, o IBGE classificou Salvador como um centro metropolitano nacional devido as suas dimensões populacionais e urbanas.

A cidade de Salvador também é conhecida pela sua música, gastronomia e arquitetura. Anualmente Salvador recebe muitos turistas e este fato contribui para que Salvador seja a cidade mais rica do nordeste do país.

A influência dos africanos é visível em vários aspectos da cidade. Pois, está presente na gastronomia e, principalmente, nas práticas culturais, como música, religião e dança.

Cultura e arquitetura da cidade de Salvador – Bahia

Os traços culturais africanos e também portugueses, graças à colonização européia estão bem presentes na arquitetura da cidade de Salvador. No conhecido bairro do Pelourinho está localizado o Centro Histórico de Salvador que apresenta uma arquitetura com elementos da colônia portuguesa. Há também monumentos históricos datados do século XVII até o século XIX. Devido à riqueza dos elementos culturais, no ano de 1985 os monumentos históricos de Salvador foram declarados pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, como Patrimônio Mundial.

Economia da cidade de Salvador – Bahia

Salvador é considerado o centro econômico da Bahia, bem como centro industrial, turístico e administrativo. Tem também a denominação de porto exportador. A capital da Bahia também abriga muitas empresas com importância nacional e internacional, além de estimular empresários da região.

A Oderbrecht também nasceu em Salvador. E foi no ano de 2008 que ela passou a ser conhecida como o maior conglomerado de empresas do ramo de petroquímica e construção civil da América Latina. Com isso, surgiram várias unidades dos negócios na cidade de Salvador e também em São Paulo e Rio de Janeiro, além de outras cidades do mundo.

Turismo em Salvador

Salvador recebe todos os anos muitos turistas de muitas partes do mundo. Na questão de turismo internacional, Salvador só recebe menos turistas que a conhecida cidade do Rio de Janeiro.

O que faz Salvador ser tão visitada é o conjunto de música, religião e culinária que compõem a cultura local. Outro fator são as lindas praias que Salvador tem. Pois, são 80 km de praias que são distribuídas entre a Cidade Baixa e Cidade alta.

Fotos

Confira Fotos da Cidade Salvador Bahia:

Confira Fotos sobre Cidade Salvador Bahia: Sobre Cidade Salvador Bahia Pontos turísticos Cidade Salvador Bahia Religião Pelourinho Cidade Salvador Bahia

Pesquisar
Artigos Relacionados