Cidade Porto Alegre

links patrocinados

Cidade Porto Alegre

Cidade Porto Alegre

Porto Alegre é uma das capitais brasileiras com melhores índices de qualidade de vida, além de possuir uma incrível riqueza cultural e artística, com diversos pontos turísticos e paisagens naturais belíssimas.

Fundada em 1772 por casais portugueses açorianos, a cidade recebeu imigrantes de todas as partes do mundo, especialmente, alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses e libaneses. Povos das mais diversas religiões se instalaram no local, como católicos, judeus, protestantes e muçulmanos.

Hoje, com uma população em torno de 1,4 milhão de habitantes, a capital do Rio Grande do Sul é reconhecida internacionalmente por ser o berço de grandes escritores, artistas, intelectuais, atletas e políticos.

Economia, política e sociedade

Porto Alegre é a capital brasileira com melhor Índice de Desenvolvimento Humano, o índice que mede educação, longevidade e renda, além de ter sido considerada por vários anos, pela ONU, a metrópole brasileira em que os habitantes possuem melhor qualidade de vida.

Na questão política, implantou o Orçamento Participativo com sucesso, sendo considerado, também pela ONU, um dos 40 melhores modelos de Gestão Pública Democrática.

A Revista Exame a coloca entre as melhores cidades brasileiras para realizar investimentos e, de fato, o potencial de crescimento e a estrutura da cidade confirmam todas essas expectativas. Um levantamento de 2004, feito por uma consultoria inglesa, apontou Porto Alegre entre as 24 cidades recomendadas para fazer investimentos nos próximos dez anos, sendo a única brasileira a figurar nessa lista.

Pontos turísticos

Para os turistas, Porto Alegre oferece uma variedade incrível de opções, tanto de entretenimento quanto de cultura e arte. No centro da cidade, o Parque Farroupilha agrega um parque de diversões, o Mercado Bom Fim, quadras esportivas, o Minizoo, o Café do Lago, entre outras atrações. É lá que são realizadas feiras de antiguidades e artesanato, entre outras manifestações culturais.

Falando em programação cultural, não dá para perder os espetáculos teatrais ou mesmo uma boa seção de cinema. Porto Alegre é conhecida pelas mostras temáticas e eventos específicos de exibição, incluindo mostras internacionais. Também não podemos deixar de falar do Theatro São Pedro, o mais antigo da cidade, que disponibiliza visitas guiadas.

Outros pontos turísticos são o bairro Moinhos de Vento, as trilhas na Zona Sul da cidade, a Rua da Praia com a Casa de Cultura Mário Quintana, a Praça da Matriz, a Usina do Gasômetro, o Mercado Público, a Praça da Alfândega, o prédio da Prefeitura Municipal, o Jardim Botânico e muito mais!

 

FSM Porto Alegre 2011

FSM Porto Alegre 2011

Sobre o FSM 2011

O Fórum Social Mundial é um espaço para debate de ideias, aprofundamento de reflexão, troca de experiências, formulação de propostas e articulação de redes, ONGs, movimentos sociais e outras organizações da sociedade civil que vão contra o neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital ou qualquer forma de imperialismo.

O primeiro encontrou foi realizado em 2001, em Porto Alegre, aonde foi configurado como um processo mundial permanente que busca a construção de alternativas às políticas neoliberais. A Carta de Princípios é o documento que define as ações e proposta do FSM. O documento é caracterizado pela pluralidade e também pela diversidade, sem caráter confessional, governamental e partidário.

Nos últimos anos, o Fórum era realizado na capital gaúcha, Porto Alegre, porém, em 2011, ele será realizado em Dacar, no Senegal.

FSM em Dacar 2011

O Fórum Social Mundial de 2011 será realizado no campus da Universidade Cheir Anta Dioup, abrigando salas, anfiteatros e espaços abertos aonde serão realizadas atividade e tendas temáticos, como o acampamento Internacional da Juventude e outros palcos. As inscrições podem ser feitas através da internet e também manualmente para aqueles que não estão perto da rede.

Mas quem não pode ir até o Senegal, pode participar do FSM de outra forma. Nesta edição, a internet será utilizada como uma das ferramentas estratégicas para fortalecer as dinâmicas altermundias nas lutas e propostas locais, regionais, nacionais e globais.

Para saber como participar, acesse o site do Fórum Social Mundial. Lá estão disponíveis todos os endereços de e-mail e também contatos do Skype para poder assistir os debates propostos pelo fórum.

Organize seu Evento FSM

Se você tem uma proposta de evento e quiser aliar ela a uma bandeira do Fórum Social Mundial é só enviar as informações para a equipe de contato contato. As atividades devem estar alinhadas a carta de princípios do FSM e também assumir o compromisso de levar o tema crise civilizatória a debate durante o endereço.

Após o evento, é muito importante enviar os resultados das discussões, fotos e vídeos, que serão encaminhadas para o site do FSM, é uma forma de incluir todas as atividades que abrangem o fórum pelo mundo.

Pesquisar
Artigos Relacionados