Ciclo da água

Ciclo da água

Ciclo da água

Sobre o Ciclo da água

Hoje em dia, devemos cuidar muito bem da água do nosso planeta, uma vez que somente menos de 1% de toda a água do mundo é potável e indicada para o consumo humano, sendo que o resto se encontra em calotas polares, geleiras e oceanos. Conheça mais o ciclo da água neste artigo.

Como funciona o Ciclo da água

Este ciclo se refere à contínua circulação de água em todo o mundo. O início de tudo isso se dá com a radiação solar que é direcionada na Terra. Este calor faz com que seja iniciado o primeiro processo do ciclo da água, que é a evaporação dos rios e dos lagos. A água do solo também evapora neste processo.

Vale ressaltar que a transferência da água da superfície do globo para a atmosfera também acontece por meio da transpiração das plantas e animais. Outro processo deste ciclo se dá através da sublimação, que é a passagem direta do estado sólido da água para o vapor, como ocorre nas geleiras, por exemplo.

Depois que a água é evaporada, ela é transportada para as regiões mais altas da atmosfera. A este processo se dá o nome de condensação. Ao ser colocado sob baixas temperaturas, o vapor torna-se condensado. É desta maneira que se originam as nuvens.

A precipitação ocorre quando se juntam muitas gotas de água na nuvem, tornando-se muito pesadas e, por isso, caem sobre a Terra em forma de chuva, ou neve ou granizo, dependendo as condições climáticas. A água, então, cai em diferentes locais, como rios, lagos e na terra, que, neste último caso, segue para dois locais diferentes, uma parte deságua no mar e a outra se infiltra nos solos, formando os lençóis freáticos. Este ciclo é essencial para a renovação da água em nosso Planeta.

GD Star Rating
loading...
Ciclo da água, Nota: 4.8 de 5 com 11 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados