Cianotipia

links patrocinados

Cianotipia

Cianotipia é o nome dado a uma das primeiras técnicas de impressão de fotografia utilizada, esta foi descoberta por Sir John Herschel que era um influente cientista do século XX, que se dedicou aos estudos astrológicos, fotográficos e também químicos. O nome desta técnica se dá pela utilização de sais de ferro na sua composição o que resulta na cor ciano, este processo com o ferro dá outro nome a técnica que pode também ser chamada de ferroprussiato.

O Processo da Cianotipia

Cianotipia Cianotipia - o que é

Primeiramente, vale ressaltar que a cianotipia é um processo de cópia e não de produção de negativos, está basicamente é composta pola emulsão lenta e gradativa (por volta de 0.0005 ISO). A cópia fotográfica é obtida através do contato entre o negativo e o local onde a cópia deverá sair, este é feito através de uma prensa construída especificadamente para este processo, este deve ter uma alta concentração de luz UV (esta pode ser a luz do Sol), após o contato de exposição, se deve lavar a folha de papel na água comum, por pelo menos 2 minutos. A secagem da superfície que contém a cópia deve ser bastante cuidadosa, de preferência em um local bastante escuro. O processo total da cianotipia é de aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

Cianotipia - saiba como usar

Como Fazer Cianotipia em Casa

O primeiro cuidado que você deve ter é com a química utilizada neste processo, você deverá ser bastante preciso nas quantidades, dilua 25 gramas de citrato férrico amoniacal (de coloração esverdeada) em 60 ml de água comum, feito isso, complete até 100 ml com água comum. A outra solução química necessária para a elaboração deste processo é a diluição de 10 gramas de ferricianeto de potássio em 60 ml de água comum, você deverá, assim como na primeira mistura, completar com água comum até 100 ml.

O segundo passo é a escolha do papel, como este será lavado, você precisa comprar um papel resistente a água, se você não conhece muito bem os tipos de papéis, peça um que seja para técnicas em aquarela (pois esta é bastante aquosa).

Cianotipia - entenda o que é

Saiba mais

Agora, você pode misturar as suas soluções e aplicá-la no papel, de preferência, compre um pincel que não tenha metal na sua composição, pois este oxida a solução férrica, caso você não encontre, lave e seque muito bem seus pinceis a cada utilização. Agora vem a sensibilidade do papel, esta deve ser feita praticamente no escuro, pois a luz influencia de maneira prejudicial nesta parte do processo, a secagem do papel também deve ocorrer no escuro.

Chegou a hora de preparar o negativo, este pode ser feito a partir de uma imagem digital, basta inverter a escala cinza da foto no Photoshop e imprimir apenas em cores preto e branco, lembre-se se usar transparência.

Agora é hora da exposição, pegue duas placas de vidro, coloque em contato a imagem e o papel hidratado e exponha-os a qualquer fonte de UV, o tempo varia de acordo com a intensidade de UV, quanto menor a intensidade, maior o tempo.

Cianotipia - para que serve

Revelando

Feito todo este processo, basta lavar a sua cópia em água corrente (pode deixá-la de molho em uma bacia também), tire todo o excesso e deixe-a secar na sombra (o processo de secagem demora até 5 dias para ser finalizado). Pronto, a sua Cianotipia está feita!

Pesquisar