Chromebook: preço e ficha técnica

links patrocinados

Chromebook: preço e ficha técnica

Enfim, o Google e seu OS para notebooks

Chromebook é a nova aposta de fabricantes de notebooks do mundo todo para vender produtos mais simples e rápidos como alternativas aos poderosos ultrabooks disponíveis no mercado. Ele é basicamente um ultrabook, só que menor, mais simples e com um espaço interno infinitamente menor do que os ultrabooks convencionais. Isso porque ele é equipado com o sistema operacional do Google para computadores, o Chrome OS.

Este sistema possui poucas funcionalidades, já que a premissa é fazer tudo online, ou seja, praticamente tudo que se faz no Chromebook exige uma conexão com a internet, assim como acontece em tablets e smartphones com Android.

Chromebook: ficha técnica

Chromebook: preço e ficha técnica Chromebook

Analisando um Chromebook lançado pela Samsung, é possível definir as principais características e a ficha técnica do Chromebookfeito pela empresa sul-coreana. Com um processador de 1.7 GHz dual-core Exynos 5 rodando e uma memória RAM de 2 GB, ele cumpre bem aquilo que se propõe a fazer. É claro que é uma configuração baixa, se compararmos com um notebook comum, mas já é alguma coisa, já que os Chromebooks ainda estão em desenvolvimento.

A capacidade de armazenamento é de apenas 16 GB SSD, o que faz com que ele não seja apropriado para manter arquivos em sua memória interna. Aliás, esta é justamente a premissa que o Google quer passar para seus clientes: salvar tudo na nuvem.

Chromebook: preço

Tudo (ou quase tudo) online

Ainda dentro da ficha técnica do Chromebook, é possível notar que não há entrada para cabo de rede, como é comum em notebooks e ultrabooks. Isso porque ele só suporta conexão wi-fi e Bluetooth. Nem mesmo a conexão 3G está habilitada, mas a Samsung promete trabalhar nisso para as próximas versões de seus Chromebooks.

De qualquer forma, se você precisa de um computador para salvar tudo que faz em sua memória interna pare de ler aqui mesmo: o Chromebook precisa estar o tempo todo conectado e você deve salvar tudo na nuvem, ou no Google Drive, mais precisamente. É possível criar arquivos de texto, fazer planilhas e apresentações, salvar seus vídeos e músicas preferidas, entre outras coisas, tudo na rede. Em contrapartida, é possível fazer tudo isso offline, mas quando se conectar, tudo será sincronizado com sua conta no Google.

Chromebook:  ficha técnica

Preço do Chromebook no Brasil e no exterior

Infelizmente, como a grande maioria dos eletrônicos lançados em nosso país, o preço do Chromebook não deve ser igual ao do lançamento no exterior. Enquanto nos EUA o Chromebook da Samsung sai por pouco mais de 600 reais, aqui não deve sair por menos de 999 reais, isso se contarmos com descontos oferecidos por lojas para pagamento à vista.
Quem sabe com o tempo o preço dos Chromebooks diminua, já que é esta a tendência depois do lançamento de eletrônicos no Brasil.

Chromebook: preço e ficha técnica - saiba mais

Chromebook compensa?

Depois de saber tudo sobre o Chromebook é hora de definir: ele compensa? Depende do que você pretende fazer com seu computador pessoal. Se precisa de um computador potente, que rode jogos, tenha grande poder de armazenamento interno e, principalmente, rode todos os softwares do Windows, então o Chromebook não foi feito para você.

Agora, se você quer algo que seja fácil de carregar (o Chromebook da Samsung pesa 1,1 kg), de alta velocidade, com uma bateria que dure muito (dura até 7 horas segundo a fabricante) e esteja conectado o tempo todo de forma fácil e rápida, então é possível que você tenha sido feito para o Chromebook e vice-versa.

Pesquisar
Artigos Relacionados