CGPAN Publicações

links patrocinados

CGPAN Publicações

CGPAN Publicações

Sobre a CGPAN Publicações

Com tantas doenças e disfunções sendo discutidos e estudados, alguns motivos que levam a tais consequências tem sido descobertos como explicações que resolvem os problemas. Uma das principais variáveis é como as pessoas se alimentam. Dependendo da dieta seguida diariamente, isso pode causar sérios problemas. Por mais que algumas informações sejam consideradas senso comum, não são todos que tem conhecimento acerca do assunto.

Departamentos da saúde

Para garantir que a população esteja sempre bem informada quanto a qual tipo de alimentação é mais saudável, que tipo de alimento faz bem ou mal, e em quais proporções cada substância pode ser ingerida, o Governo Federal tomou a iniciativa de facilitar essa comunicação.

Vinculado ao Ministério da Saúde, a PNAN – Política Nacional de Alimentação e Nutrição – tem como função planejar as ações que devem ser tomadas com relação a esse setor. Assim, medidas relacionadas à alimentação e nutrição devem passar pela construção e avaliação do órgão.

Porém, de nada adianta o órgão que planeja as ações se não existir quem desenvolva, oriente e implante tais medidas programadas. Assim, a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição foi criada também para agir conjuntamente com o PNAN. Independente de quem planeja ou quem implanta, uma depende da outra para ter seu trabalho concretizado.

Onde encontrar

Em conjunto, as duas instituições atuam como CGPAN – Coordenação-Geral de Políticas de Alimentação e Nutrição. Para tornar o conhecimento como assunto geral do público, o Governo realiza publicações das suas pesquisas para incentivar a mudança dos hábitos alimentares, para melhor, da população.

Um exemplo já publicado pela CGPAN foi com relação ao sal que é consumido diariamente na maioria das refeições. Por essa substância, quando consumida exageradamente, ser um dos motivos que leva à hipertensão, aumento de doenças circulatórias e cardíacas, aumento da possibilidade de alguns tipos de canceres, entre outros problemas, a CGPAN publicou um método para calcular a quantia de sal que é consumida.

Para ter acesso a essa e outras informações basta acessar o site oficial da instituição, que também é vinculado ao portal do Ministério da Saúde. Assim, o internauta pode se informar sobre diversos assuntos de uma só vez e melhorar a sua qualidade de vida.

 

CGPAN Sisvan Web

CGPAN Sisvan Web

O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) foi inicialmente proposto pelo Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (INAN) em 1976, mas apenas em 1990 é que houve a promulgação da Lei 8080/1990 que tornou o SISVAN um órgão estabelecido nacionalmente.

O sistema foi então estabelecido a partir de três eixos principais: formular políticas públicas; avaliar a eficácia das ações governamentais, auxiliando os gestores públicos na execução de políticas de alimentação e nutrição; e planejar, acompanhar e avaliar os programas sociais voltados à alimentação e nutrição.

Na área da saúde, o SISVAN é muito importante para a obtenção dos dados de monitoramento do Estado Nutricional e do Consumo Alimentar dos cidadãos que freqüentam as Unidades Básicas de Saúde do SUS. A Vigilância Alimentar e Nutricional acompanha todas as fases da vida: crianças, adolescentes, adultos, idosos e também as gestantes.

Sobre o Sistema

O Sistema está disposto por uma combinação de estratégias da Vigilância Epidemiológica que são os seguintes: sistema informatizado, chamadas nutricionais, inquéritos populacionais, fomento e acesso à produção científica, indicadores de saúde e nutrição.

Assim, o SISVAN consegue mapear a situação da população brasileira e ainda disponibiliza os dados para consulta. As publicações do Sistema estão disponíveis no site e dizem respeito a: acompanhamento das condicionalidades da saúde e avaliação sobre os beneficiários do Bolsa Família; exposição de motivos da desnutrição grave; boletim SISVAN; informes Bolsa Família; manuais técnicos; materiais educativos e relatórios técnicos.

Outras informações

A SISVAN mapeia a saúde alimentar dos brasileiros, mas baseada em dados e diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, algumas informações relevantes ficam disponíveis no site da SISVAN para toda a população, como, por exemplo, a Curva de Crescimento Infantil.

A informação sobre o crescimento de crianças e jovens é muito importante porque ajuda a identificar eventuais problemas de crescimento que possam ter a ver com a alimentação e nutrição daquela criança. Desta forma, não somente os agentes que atuam nesta área, mas também pais e educadores podem ter acesso aos índices e tomar conhecimento acerca de problemas que podem ser evitados com um bom acompanhamento d SISVAN para implantação de políticas públicas de alimentação e nutrição.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados