CGPAN MS

links patrocinados

CGPAN MS

Em união com o Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) visa adequar as condições de saúde à população brasileira, utilizando as regras do Plano Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).

Metas da Coordenação

Os objetivos principais da Coordenação são supervisionar, orientar, planejar e aprovar a melhor maneira de trazer uma política de alimentação e nutrição para a família brasileira, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Outra característica desse sistema é promover a junção entre os órgãos municipais, estaduais e federais, entidades e organizações, a fim de incentivar o financiamento de pesquisas científicas e educacionais voltadas para a alimentação e a nutrição. Há também um grande envolvimento da CGPAN na implementação da PNAN em todos os estados brasileiros, sempre prestando assistência técnica, gerencial e operacional em todas as áreas do plano.

Ações da CGPAN MS

Um dos projetos mais conhecidos da CGPAN é o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), que em 1976 foi proposto pelo Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (INAN), porém apenas em 1990 foi implantando em todo o país. O sistema tem um método de vigilância dos dados do estado nutricional e do consumo alimentar dos usuários do SUS, sendo realizado em três eixos: a partir da avaliação dos programas governamentais de saúde, formulação de políticas públicas e acompanhamento dos projetos sociais voltados à alimentação. Além dessas contribuições, o SISVAN combina várias estratégias para a execução perfeita de suas tarefas, trazendo um sistema informatizado, chamadas nutricionais, inquéritos nutricionais e indicadores de saúde e nutrição.

Outra linha de trabalho da Coordenação é a Promoção da Alimentação Saudável (PAS), que tem como meta promover o desenvolvimento de abordagens que tornem eficaz a prevenção de doenças relacionadas à alimentação e nutrição, como anemia, obesidade, câncer e diabetes, nos estados brasileiros. O PAS realiza várias ações para que os cidadãos busquem uma vida mais saudável e procura reavivar hábitos alimentares de cada região, tornando maior a produção e o consumo de verduras, frutas e legumes regionais.

Em parceria com a IBFAN Brasil e OPAS/OMS, a CGPAN criou a Estratégia Nacional para Alimentação Complementar Saudável (ENPACS), que visa fortalecer o apoio alimentar às mães com filhos entre seis e 24 meses, e incentivar a orientação nutricional como uma prática comum em todos os SUS do Brasil.

Equipe Coordenação MS

Para realizar todos esses trabalhos, a CGPAN tem seu time divido em áreas como coordenação-geral de alimentação e nutrição, secretaria, apoio administrativo, programas estratégicos de alimentação e nutrição, monitoramento e avaliação, promoção de saúde e planejamento e relações institucionais. A Coordenadora atual da CGPAN MS é Maria Aparecida de Almeida Cruz.

Site e informações sobre a CGPAN MS

No portal da Coordenação você encontrará mais informações sobre as metas, ações e projetos que a CGPAN está realizando ou futuramente realizará. Uma característica interessante do site é que você pode checar todos os relatórios das gestões desde 2003, tornando-se mais informado sobre a realização de todos os programas. Outro link que ajuda os usuários está na página principal do site, onde qualquer pessoa pode calcular o sal que consome, além do índice de massa corpórea (IMC) e o gasto calórico.

Caso queira adquirir mais informações e notícias sobre o funcionamento do CGPAN e como ele pode ajudá-lo na sua alimentação, basta acessar o site da Coordenação e clicar no link ‘Fale Conosco’.

Fotos

Confira Fotos da CGPAN MS:

CGPAN MSCGPAN MS
Coordenação Geral de Alimentação e NutriçãoCoordenação Geral de Alimentação e Nutrição
O objetivo do CGPAN é adequar às normas a alimentação dos brasileirosO objetivo do CGPAN é adequar às normas a alimentação dos brasileiros

Pesquisar
Artigos Relacionados