CFOP

CFOP

CFOP

Sobre o CFOP

O governo precisa desenvolver diversas ferramentas para manter todos os setores organizados e que ao mesmo tempo possam trocar informações a respeito de serviços prestados. Uma delas, é o CFOP.

O Código Fiscal de Operações e Prestações, CFOP, é o sistema utilizado para organizar as informações relativas a pagamentos de impostos e sistemas tributário. Ele é utilizado pela Receita Federal, que através dele, fiscaliza todas as operações a fim de saber se empresas e serviços estão regularizados.

Declarações

O Código é utilizado basicamente na identificação de notas ficais. Através do número de CFOP, a Receita Federal consegue observar todas as declarações, notais ficais, guias e escrituras de livros que possuam características de compra e venda de bens e serviços. Com o uso do CFOP, todas as movimentações financeiras das empresas são registradas e assim é feito a análise para a cobrança de taxas e impostos.

Identificação do número CFOP

O número de identificação do CFOP possui quatro dígitos e deve estar impresso no documento na parte superior esquerda. Os dígitos são identificados como: o primeiro é relativo a natureza da operação financeira e o demais caracterizam a situação tributária.

O livro de identificação de códigos do CFOP está disponível para consulta na internet. É importante que ele seja utilizado para que o sistema tributário possa saber as situações de compra e venda existente no país, principalmente no caso de troca e devolução, já que o número do CFOP deve estar na nota de devolução do produto e deve ser igual ao da nota fiscal de venda.

Para identificar se a operação é de entrada ou saída, existe o código específico, que deve facilitar a observação e o uso da nota fiscal. Para operações de entrada, o CFOP possui os números 1, 2 e 3. no caso de operação de saída, os números utilizados são 5,6 e 7.

Entradas

  • 1.000 – Entrada e/ou aquisições de serviços do estado
  • 2.000 – Entrada e/ou aquisições de serviços de outros estados
  • 3.000 – Entrada e/ou aquisições de serviços do exterior

Saídas

  • 5.000 – Saídas ou prestações de serviços para o estado
  • 6.000 – Saídas ou prestações de serviços para outros estado
  • 7.000 – Saídas ou prestações de serviços para o exterior
GD Star Rating
loading...
CFOP, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados