CFOP Notas Fiscais

links patrocinados

CFOP Notas Fiscais

CFOP Notas Fiscais

O CFOP, que são os Códigos Fiscais de Operações e Prestações são códigos compostos por números que identificam os tipos e as especificações das operações de circulação das mercadorias no nosso país. Os Códigos Fiscais de Operações e Prestações também especificam as respectivas naturezas das prestações de serviços de transportes que acontecem entre os municípios e entre os estados, além dos tipos de comunicação que ocorrem no Brasil.

Sobre as entradas ou aquisições de serviços

As entradas ou aquisições de serviços do estado são classificadas através das operações ou prestações no qual a empresa remetente esteja localizada na mesma unidade da Federação do destinatário.

Já em relação à compra para industrialização ou produção rural classifica a compra de mercadorias que são utilizadas durante o processo de industrialização ou produção rural. Além disso, também classifica a entrada de mercadoria em estabelecimento industrial ou ate mesmo produtor rural de cooperativa que são recebidas através dos seus cooperados ou de estabelecimento de outras cooperativas.

Sobre a CFOP – Códigos Fiscais de Operações e Prestações – Notas Fiscais

Toda nota fiscal contem o seu Código Fiscal de Operações e Prestações. O CFOP é um número utilizado pelo sistema tributário para que o Governo Federal determine se alguma nota fiscal específica teve o pagamento de impostos efetuados de maneira regular e correta.

O Código Fiscal de Operações e Prestações não é somente utilizado nas notas fiscais, mas sim em declarações, guias e escrituração de livros. Em todas essas situações que foram citadas, o objetivo principal é avaliar e averiguar o recolhimento de impostos, além do movimento do estoque e do financeiro das empresas existentes em território brasileiro.

Geralmente, o Código Fiscal de Operações e Prestações é composto por quatro números. O primeiro número determina a natureza da qual a operação pertence, no caso, se é de compra ou venda. O restante dos dígitos representa o código da Situação Tributária.

Sobre os prefixos dos Códigos Fiscais de Operações e Prestações – Notas Fiscais

Quando o prefixo do Código Fiscal de Operações e Prestações é o número 1, significa que é um produto que está sendo comprado pela empresa dentro de determinado estado do Brasil. Já quando o prefixo do Código Fiscal de Operações e Prestações é representado pelo número 2, a situação é que produtos estão sendo comprados fora do estado a qual pertence. Quando o prefixo do Código Fiscal de Operações e Prestações é o número 3, significa a compra de mercadorias de outro país.

Já o prefixo 5 significa que o produto foi vendido dentro do próprio estado. E, quando o prefixo do Código Fiscail de Operações e Prestações foi representado pelo número 6 significa que a mercadoria foi vendida para fora do estado e pelo número 7 que ela foi vendida para outro país.

Fotos

CFOP Notas FiscaisCFOP Notas Fiscais
Códigos Fiscais de Operações e PrestaçõesCódigos Fiscais de Operações e Prestações
Nota FiscalNota Fiscal

Pesquisar