CFN Transnordestina

links patrocinados

CFN Transnordestina

CFN Transnordestina

A Transnordestina é uma empresa de logística que existe desde o ano de 1997, sendo responsável pelo transporte de cargas e afins em toda a região do nordeste, bem como outras estradas de ferro específicas que ligam cidades estratégicas (como é o caso do Rio de Janeiro e São Paulo). Tem como principal produtos transportados os minérios, bem como sementes, fertilizantes e grãos, sendo que a Transnordestina liga o nordeste até os dois principais portos da região – Pecém, no Ceará e Suape, em Pernambuco.

Atualmente, a expansão da Transnordestina inclui quatrocentos diferentes tipos de produtos e cargas transportadas, incluindo contêineres, industrializados, perecíveis ou não e com uma rápida conclusão de entrega, bem como excelente qualidade e cuidado com a mercadoria em questão. A empresa hoje faz parte do Grupo CSN, tendo uma frota de quase cem locomotivas, sendo que um quinto delas (cerca de vinte) estão inativas devido a problemas mecânicos ou peças muito velhas para serem substituídas.

Antigamente era uma empresa estatal, sendo que conta com ligações entre os seguintes estados: Alagoas, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão, totalizando pouco menos de quatro mil e quinhentos quilômetros de estrada ferroviária, incluindo também o estado de Sergipe como passagem. As máquinas variam de potência, sendo que a CFN possui três locomotivas com 900HP, doze locomotivas com 600HP, vinte e duas com 1050HP do fabricante GE, vinte e nove com 1050HP do fabricante ALCO, além de vinte e quatro com 1425HP de fabricante EMD.

Serviços

A CFN faz parte do Grupo CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), que teve um lucro de quase três bilhões no ano de 2007, sendo que a empresa é referência histórica nacional por ter sido criada na época do governo de Getúlio Vargas, que queria prezar pelo nacionalismo dos produtos e um transporte barato (o ferroviário). Atualmente conta com várias empresas espalhadas pelo país, como é o caso da Metallic no Ceará, CSN Paraná, a Prada em Mogi das Cruzes e no Vale da Paraíba, Galva Sud no Rio de Janeiro, a Itá (transporte ferroviário que liga os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul), entre muitas outras.

Devido a essa variedade de regiões e também objetivos de lucro, outros produtos transportados também incluem: combustíveis, materiais de construção, siderúrgicos em geral, grandes colheitas do agronegócio – todos esses materiais são essenciais para o desenvolvimento econômico do país, seja como matéria prima ou mesmo como exportação que visa o lucro. A CSN contribui diretamente também para que os brasileiros trabalhem nas áreas de transporte, logística, engenharias (de produção, de transporte, de segurança, etc.), incluindo também os trabalhadores de grande escala (como os transportadores de carga e afins).

Mais informações

A Transnordestina, empresa ligada à CSN, tem como objetivo se tornar a grande transportadora do Nordeste até o fim do ano de 2014, sendo que oferece também serviços de armazenamento, desenvolvimento de novos negócios e investimentos, consultoria em logística, além do transporte intermodal que já é feito há mais de cinqüenta anos no mercado brasileiro.

Fotos

Confira Fotos da CFN Transnordestina:

CFN TransnordestinaCFN Transnordestina
TransnordestinaTransnordestina
CFNCFN

Pesquisar
Artigos Relacionados