CFN Ferrovias

links patrocinados

CFN Ferrovias

CFN Ferrovias

A CFN (Companhia Ferroviária do Nordeste S/A) é uma empresa privada que faz a administração da malha ferroviária em alguns trechos do Nordeste Brasileiros. Atualmente, seu nome é Transnordestina Logística S/A. A empresa faz parte do Grupo CSN.

A empresa atua no Brasil desde 1998, e é considerada um serviço publico que atua no transporte ferroviária de cargas no Nordeste. a CFN conseguiu fazer a administração após superar a RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima), que era responsável pelo trecho.

Com a mudança no nome, a Transnordestina busca a liderança no transporte logístico de cargas no Nordeste. Para isso, ela oferece a mais completa cobertura, fazendo a ligação do centro dos estados, de suas capitais as exterminadas. Garantindo assim a entrega de suas cargas, que tem como principais o transporte de grãos, seguido por minérios e fertilizantes.

Para garantir a melhor cobertura e serviço ferroviário, a Transnordestina se baseia por ações éticas e atos transparentes. Além disso, a empresa presa pelo respeito entre empregados e consumidores, bem como um ambiente seguro. Sua missão é garantir um sérvio que possa ade destacar no mercado brasileiro, buscando sempre o desenvolvimento da cidadania.

Malha Ferroviária da CFN Ferrovias

A malha ferroviária administrada hoje pela Transnordestina é composta pelas seguintes superintendências regionais: RS1, que é referente aos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, SR 11, no Ceará e SR 12, com a cobertura dos estados do Piauí e Maranhão.

A Transnordestina atua hoje em 4.238 quilômetros que se estendem pelos estados indicados e ainda no município de Propriá, que fica localizado no estado do Sergipe. Para garantir o transporte, a empresa vem estendendo a sua malha ferroviária em outros 1,600 km.

Frota da CFN Ferrovias

A frota da Transnordestina é a mesma utilizada pela CFN Ferrovias. Ela é composta por 94 locomotivas operacionais, com modelos diferentes que fazem o atendimento necessário ao serviço desejado. Além disso, a Transnordestina está sempre realizando a manutenção da sua frota bem como agregando novas locomotivas que antes passam por uma fase de testes.

CFN Ferrovia

CFN Ferrovia

Sobre a CFN Ferrovia

A CFN, Companhia Ferroviária do Nordeste S/A é uma empresa que administra a malha ferroviária da Região do Nordeste. O nome foi modificado no ano de 2008 para Transnordestina Logística S/A, que por sua vez pertence ao Grupo CSN.

A empresa adquiriu as ferrovias antes da RFFSA, rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima, que por sua vez era composta das superintendências regionais SR 1, nos Estados de Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba, SR 11, no Estado do Ceará, e SR 12, nos Estados do Piauí e Maranhão. Ela contém uma frota hoje de mais de 90 locomotivas, todas de pequeno porte e baixa potência. Sua sede está localizada na capital do Estado do Ceará, Fortaleza.

Rede Ferroviária Federal

A Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima foi uma empresa estatal com sede na cidade do Rio de Janeiro. Ela cobria parte do território brasileiro com transporte ferroviário. Ela foi fundada no ano de 1957 através da lei 3.115 e dissolvida no ano de 1999.

Seu intuito era promover o desenvolvimento na área de transportes ferroviários. A privatização foi promovida pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso. Entre as ferrovias formadoras tão as Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, Estrada de Ferro de Bragança, Ferrovia São Luiz-Teresina, Estrada de Ferro Central do Piauí, entre outras.

Privatização

A privatização foi uma alternativa encontrada pelo Governo do Fernando Henrique Cardoso para conseguir investimentos privados em infraestrutura no setor de ferrovias. Entretanto, as concessionárias não se interessaram pelo transporte de pessoas, sendo feito hoje praticamente apenas transporte de cargas no Brasil.

A Concessão foi feita por 30 anos. Ela ainda estabelece que as operadoras devam investir no setor em mais de 3 bilhões de reais. Com isso, as operadoras ficam responsáveis no aumento do volume trasportado, bem como na modernização e expansão do sistema.

Grupo Companhia Siderúrgica Nacional

A Companhia Siderúrgica Nacional é considerada a maior indústria siderúrgica da América Latina, e uma das maiores do Mundo. É uma empresa de capital aberto, e sua usina está situada na cidade de Volta Redonda, no Vale do Paraíba, sul do Estado do Rio de Janeiro.O Grupo é detentora da Transnordestina Logística S/A.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados