CFM DF

links patrocinados

CFM DF

CFM DF

Sobre o CFM DF

Todas as profissões precisam de uma instituição que regularize sua atuação. Ao mesmo tempo em que tem aqueles que tem boa fé e trabalham de acordo, mas são explorados pelos empregadores, existe quem caia na tentação de tentar passar a perna nas regras e ganhar mais dinheiro com isso. Para evitar ambas as situações, os conselhos são criados para normatizar a profissão.

Proteção necessária

No caso do campo da medicina, os profissionais dessa área podem conta com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Tendo sido criado desde 1951, o CFM é o responsável por fazer que os profissionais sob sua fiscalização sigam os preceitos do Código de Ética da Medicina.

Caso algum ponto do Código não seja cumprido, cabe ao CFM aplicar as sanções necessárias para punir quem desobedeceu as regras internas da profissão. Por mais que todas as profissões tenham sua importância dentro da sociedade, a medicina influencia diretamente na saúde das pessoas e, por consequência, na vida das mesmas.

Tornou-se frequente receber notícias sobre a má conduta de alguns profissionais que acabam manchando a imagem de toda a categoria. Por fazerem abusos da condição que lhes é garantida por uma formação acadêmica, quem sai prejudicada é a própria população que não tem conhecimento sobre todos os seus direitos.

Funções do Conselho

Por ser uma instituição de abrangência nacional, não poderia existir lugar melhor para instalar a sede do CFM do que em Brasília, no Distrito Federal (DF). Assim, por um dos objetivos do Conselho ser o de agir em prol da aplicação de políticas públicas de saúde, a proximidade com o Governo facilita o diálogo para novas propostas.

Afinal, para que os médicos possam cumprir com o seus trabalhos, é imprescindível que tenham a estrutura necessária para realizar exames, cirurgias, entre outros procedimentos médicos. Por isso, o CFM defende também os interesses corporativos da sua classe e também pela formação técnica e humanista de qualidade.

O CFM também presta serviços como publicação da agenda de eventos, assessoria jurídica, disponibilização de biblioteca, cadastro geral de médicos, educação médica continuada, normatização da profissão e publicações do próprio CFM. Portanto, o CFM passa a ser um recurso e uma fonte de informações para os médicos.

 

FHEMIG Concurso 2012

FHEMIG Concurso 2012

Sobre o FHEMIG 2012

Para que os setores de saúde vinculados ao governo funcionem corretamente, a contratação de pessoal é indispensável. Por mais que isso pareça óbvio, é recorrente ver em reportagens jornalísticas casos de hospitais, postos de saúde, entre outros locais, que não tem condições de atender toda a população por conta da falta de profissionais contratados para determinada área da saúde.

Garantia de atendimento

A maneira para contratar novos profissionais que trabalham em setores do governo é através de concursos públicos. No caso do estado de Minas Gerais, uma das opções de local para se trabalhar como funcionário da saúde é na Fundação Hospital do Estado de Minas Gerais.

O FHEMIG está totalmente vinculado à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Com isso, a instituição está autorizada a atender somente e exclusivamente casos do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, toda a população que não tem condições de pagar por um plano de saúde particular pode contar com o atendimento prestado pelo FHEMIG. Por isso, os funcionários devem ser concursados e novo editais serão abertos para a contratação em 2012.

Atualmente, o FHEMIG conta com seis complexos de atendimento, sendo eles: Urgência e Emergência; Especialidades; Saúde Mental; Hospitais Gerais; MG Transplantes e Reabilitação; e Cuidado ao Idoso. Além disso, o FHEMIG tem 20 unidades de atendimento que são divididas em sete no interior do estado e outras 13 na região de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

Por ser uma área de atuação que diz respeito às condições de vida e na maneira como o tratamento vai ser prestado em situações quando os pacientes precisam de mais atenção, o FHEMIG especificou alguns conceitos como valores básicos para dar norte à maneira como conduzem o trabalho.

Entre estes, estão inclusos: compromisso; ética; excelência; formação de mão de obra para o SUS; humanização; qualidade; e responsabilidade. Além disso, o FHEMIG tem como um dos seus objetivos ser considerado como um exemplo de excelência na atuação do serviço de atendimento médico para o país.

Para conhecer mais sobre os serviços prestados pelo FHEMIG, basta acessar a página oficial da Fundação na internet. O endereço está vinculado ao site oficial do próprio governo estadual de Minas Gerais. Além disso, o internauta pode acompanhar a abertura de editais para concursos em 2012.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados