CFM Conselho Federal de Medicina

links patrocinados

CFM Conselho Federal de Medicina

CFM Conselho Federal de Medicina

Sobre o CFM

Cada profissão tem um órgão criado especialmente para responder por sua classe. Os Conselhos, como são chamados, divulgam resoluções e novidades sobre a profissão em questão, e cuida de valorizar os profissionais daquela área no mercado de trabalho.

No caso dos médicos, quem faz isso é o Conselho Federal de Medicina, ou CFM. O Conselho é uma autarquia federal criada em 1951, com o objetivo de registrar os profissionais médicos e fiscalizar a aplicação da Ética Médica no Brasil.

Hoje em dia as funções que competem ao CFM se ampliaram, e ele se tornou responsável também por defender a saúde da população brasileira, exercendo um importante papel político.

Atividades do CFM

O CFM organiza também uma série de atividades, que interessam tanto à classe médica quanto a população em geral. A Agenda, por exemplo, é a publicação mensal de todos os encontros de medicina que ocorrem no país, de cada especialidade médica. O CFM também produz periódicos, que são o jornal Medicina e a revista Bioética. Eles são distribuídos gratuitamente para os médicos registrados e instituições de ensino.

O Cadastro Geral de Médicos está disponível no site do CFM para que o profissional mantenha atualizado seus dados. No site também está disponível todo o conteúdo possível a respeito da normatização da profissão de médico, como leis, decretos, código de ética, etc.

No setor de Educação continuada, existem vários materiais que melhoram ainda mais a formação do especialista em medicina, como os programas Práticas Médicas, Bioética e Medicina Brasileira. Para solicitar o material, é necessário escrever para o conselho.

A página online do CFM contém ainda notícias, colunas de opinião, listas com todos os membros do Conselho, e muito mais. Se quiser saber mais a respeito do Conselho, como ele funciona ou ainda acessar conteúdo de pesquisas, acesse o site do CFM.

CFM Medicina

CFM Medicina

O Conselho Federal de Medicina, conhecido pelas siglas CFM é uma organização não governamental que tem como principal função realizar o registro profissional dos médicos e ainda aplicar as sanções eu fazem parte do Código de Ética Médica. Ele está em atividades desse 1951 e desde então é considerado um dos principais conselhos de categoria do país devido a sua alta representatividade.

Funções CFM Medicina

Desde a sua fundação, em 1951, o Conselho passou por diversas mudanças no que diz respeitos as suas funções e objetivos. Anteriormente, funcionava basicamente para garantir que o Código de Ética Médica fosse utilizados por todos os profissionais da área. Hoje, suas funções são mais complexas e objetivos.

Uma das principias novas funções que passaram a fazer parte das atribuições do CFM diz respeito a defesa da saudade da sociedade brasileira de forma em geral, sendo uma das principais causas d interesses dos médicos. Hoje, o CFM está presente em todas as discussões relativas a diferentes setores da área médica e das políticas publicas de saúde.

Outra atribuição muito aplicada é a buscada pelos médicos da garantia da boa conduta média, que garante à população brasileira um atendimento de qualidade sempre ligado à tão cobrada ética. Dessa forma, o CFM consegue aplicar e pedir por melhores condições na formação dos estudantes de medicina de todo o país.

Dessa forma, qualquer pessoa que acredita que teve o seu direito transgredido ou recebeu um mão atendimento d algum médico, pode entrar em contato com o CFM e também com aos Conselhos Regionais para fazer uma denuncia.

Conselhos Regionais

O CFM é considerado hoje a entidade nacional de representatividade dos médios. Porém, para garantir uma melhor formação e o melhor atendimento, foram criados conselhos regionais, que abrangem os estados brasileiros. dessa forma, cada conselho pode ficar atento as necessidades e também focar todas as suas funções de uma forma mais restritiva.

Cadastro de médicos CFM

Com um novo banco de dados o CFM pode hoje disponibilizar muitas informações sobre os médicos cadastrados, fazendo com que os médicos possam utilizar diferentes serviços oferecidos e garantindo assim a sua associação.

Pesquisar
Artigos Relacionados