CFM Conselho Federal de Medicina Recadastramento

links patrocinados

CFM Conselho Federal de Medicina Recadastramento

CFM Conselho Federal de Medicina Recadastramento

Sobre o CFM Recadastramento

O Conselho Federal de Medicina foi criado através do Decreto-Lei nº 7.955 de 13 de setembro de 1945. Além do Conselho Federal existe ainda os Conselhos Regionais em cada unidade federativa do Brasil. O Conselho como um todo constitui como uma autarquia, dotada de personalidade jurídica de direito público. No ano de 1957, através da lei nº 3.268, o Conselho ganhou suas características atuais.

Os Conselhos se sustentam através de contribuições anuais de todos aqueles que exercem a Medicina no Brasil, sendo que estas contribuições são obrigatórias. Quem os representa é a própria classe, que se chama conselheiro. Eles são eleitos por seus pares em mandato que não tem qualquer remuneração.

Funções do Conselho Federal e Regionais de Medicina

Entre as funções do Conselho Federal e Regionais de Medicina está, além das funções cartoriais como o registro profissional do médico e dos seus títulos, cabe ao conselho, na forma da lei, supervisionar a conduta dos profissionais, além de serem os julgadores e disciplinadores da classe.

É, portanto, sua função zelar pelo trabalho dos Médicos, através de todo meio possível, para que a prática possa ser desempenhada de forma ética, regido pelos princípios éticos do Código de Ética Médica. Desta forma o Conselho faz um trabalho bastante importante para a própria classe, visto que isto reflete no próprio conceito da sociedade para com a profissão.

Conselho Federal de Medicina como uma ferramenta de política para a sociedade

O Conselho atualmente exerce um papel muito maior que meramente fiscalizatório e administrativo. Colocando-se com força e proeza numa situação impar no cenário político e social no Brasil. Seu papel nos tempos atuais vai para além, tendo uma conotação muito mais acentuada e política dentro da sociedade brasileira, atuando na defesa da saúde da população e dos interesses da classe médica.

Conselho Federal de Medicina Recadastramento

O Recadastramento feito pelo Conselho Federal de Medicina é feito para que o próprio conselho tenha um maior controle sobre aqueles que detêm da prática da medicina no país.

A última vez que foi feita o recadastramento, foi entre o ano de 2008 e de 2010. como importante órgão de fiscalização da prática médica, o Conselho pratica certas condutas como esta visando sempre a boa transparência da entidade, bem como o zelo em que a população detém da classe médica e de suas atividades.

 

HNMD Residência Médica 2011 e 2012

HNMD Residência Médica 2011 e 2012

Sobre o HNMD Residência

Quem conclui os seis anos de muito estudo no curso de medicina, sabe que o estudo não termina quando está em suas mãos. Quem deseja se especializar em alguma área, deve ingressar em algum curso de residência médica que é oferecidos por diversas instituições. Uma das mais populares é a do Hospital Naval Marcílio Dias.

O Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) oferece o curso de residência médica gratuito para todos os formados em medicina que desejam se especializar em alguma das áreas disponíveis no hospital. Para ingressar, o candidato deve passar por um processo seletivo. Para os anos de 2011 e 2012 o HNMD ainda não divulgou as datas e períodos de inscrição para quem deseja participar do curso.

Como ingressar HNMD residência medica 2011 e 2012

Os interessados em ingressarem no HNDM para cursar algumas das opções de residência devem participar do concurso público de seleção que é organizado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio da Janeiro. O concurso costuma ser aberto anualmente. Os editais são publicados no Diário oficial da União e também no site do hospital.

Os candidatos devem se inscrever durante o período de inscrições determinado pela organização do concurso e fazer o pagamento da taxa de inscrição. As provas são realizadas somente na cidade do Rio da Janeiro O programa de residência médica do HNMD é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica.

Quando o concurso é público, o HNDM informa quais são as áreas abertas, sendo as mais comuns para anestesiologia, cirurgia geral, clínica médica pediatria e ginecologia e obstetrícia. A oferta dos cursos é dada de acordo com a disponibilidade do programa e dos médicos atendentes no hospital.

Pré requisitos para se inscrever HNMD residência medica 2011 e 2012

Os recém-formados que desejam participar do programa de residência médica do HNDM devem seguir os seguintes requisitos: possuir diploma, certificado ou declaração de conclusão e curso de graduação em Medicina, emitido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC; possuir inscrição definitiva ou provisório no Conselho Regional de Medicina do Rio da Janeiro e ter aptidão física e mental para o exercício das atividades programas.

Pesquisar
Artigos Relacionados