CFF

links patrocinados

CFF

CFF

Sobre o CFF

O Conselho Federal de Farmácia é um órgão que representa a classe de trabalhadores dos farmacêuticos no território brasileiro. Ele exerce a função de regulador e fiscalizador. No país ainda existem os Conselhos Regionais de Farmácia, que estão em quase todas as unidades federativas do país.

Os Conselhos Regionais tem a importante missão de ser defender o usuário do medicamento no sistema de saúde, fazendo assim com que seja garantido o acesso a assistência farmacêutica, bem como o medicamento com qualidade e o seu devido uso racional. O farmacêutico que não conter a inscrição em um Conselho Regional de Farmácia, não poderá exercer a profissão no país.

História da criação do Conselho Federal e Regionais de Farmácia

Através da Lei 3.820 do dia 11 de novembro de 1960, sancionada pelo Presidente Juscelino Kubitschek, foi que os Conselhos Federal e Regionais de Farmácia foram criados.

O primeiro estado da federação a formar o Conselho Federal de Farmácia foi em Minas Gerais. Antes da criação da lei, já existia no estado mineiro a Associação Mineira de Farmacêutico, o qual teve a participação como dirigente o ex-ministro da Cultura, ex-reitor da Universidade Federal de Minas Gerais e professor, o doutor Aluísio Pimenta.

Atribuições do Conselho Federal e Regional de Farmácia

Entre as atribuições do Conselho Federal e Regional de Farmácia está a inscrição e habilitação dos profissionais farmacêuticos, organização do Código de Deontologia Farmacêutica, o cuidado para zelar pela saúde pública, procurando promover a difusão da assistência farmacêutica no país, buscar pela promoção de congressos, cursos e eventos científicos, ter a preocupação de prestar informações sobre o uso racional de medicamentos, bem como esclarecer dúvidas sobre o mesmo, com interação direta do Centro Brasileiro de Medicamentos.

Missão e Visão do Conselho Federal e Regionais de Farmácia

Tanto o Conselho Federal de Farmácia, como os Regionais, tem como missão a busca da valorização do profissional da classe, o farmacêutico, bem como a defesa da sociedade, principalmente da saúde pública. Desta forma, busca a promoção da assistência farmacêutica em prol da sociedade, para que possam ser cumpridos com proeza os direitos do cidadão elencados pela nossa carta magna, a Constituição Federal.

 

CFM

CFM

Sobre o CFM

CFM, Conselho Federal de Medicina, foi criado no ano de 1951. Inicialmente, era de sua responsabilidade estritamente de registrar o profissional de medicina e as aplicações de sanções do Código de Ética Médica. Hoje, ele possui além de atribuições constitucionais de fiscalização, é responsável também pela normatização da prática médica.

Atribuições hoje do Conselho

Mais de cinquenta anos se passaram desde o surgimento do Conselho Federal de Medicina, suas atribuições hoje estão mais complexas do que naquele tempo. Hoje facilmente seus afazeres ultrapassam a linha de aplicação do Código de Ética Médica.

Ainda freqüenta facilmente sobre os ditames políticos dentro da sociedade, atuando diretamente na defesa da saúde da população em geral, e principalmente nos interesses de sua classe representada, os médicos. Em toda sua história, a instituição traz consigo uma bonita lembrança na luta em pró da melhoria da saúde pública brasileira, sempre priorizando pela prática competente da conduta médica, de forma igualitária e indiscriminadamente.

Não é por defender diretamente a classe dos médicos que o órgão não se preocupa com a política de saúde no Brasil, e sim pelo contrário. Desta forma, ele se empenha em defender sempre, a boa conduta médica, o legal exercício profissional ético, além ainda de fiscalizar com rigor a formação técnica nas universidades espalhadas pelo Brasil.

É assim que prima o Conselho Federal de Medicina na preocupação com o bom atendimento das pessoas em território brasileiro, buscando combater toda e qualquer tipo de conduta que venha a transgredir o direito do indivíduo com relação a sua saúde.

Cadastro dos Médicos no Site

O Conselho Federal de Medicina conta hoje com um banco de dados bem amplo, capaz de possibilitar que qualquer médico consiga extrair guias para os pagamentos devidos relativo ao pagamento da anuidade. Ainda de fácil acesso pelo site, é possível modificar endereço do cadastrado, além de requerer certidões, dentre outros muitos serviços prestados pelo Conselho.

Educação para os já Médicos e os futuros

Ainda o conselho disponibiliza para os médicos cadastrados, além de instituições de ensino tanto privada, quanto as públicas, material didático contendo fitas de vídeo com programas para melhor qualificação dos, já profissionais e dos futuros. Nelas contém programas das séries de Bioética, Medicina Brasileira e Práticas Médicas.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados