CFF DF

links patrocinados

CFF DF

CFF DF

Sobre o CFF DF

O Conselho Federal de Farmácia é um órgão que regulamenta e disciplina o exercício da profissão dos farmacêuticos em todas as suas atividades profissionais. O CFF, como o Conselho também é conhecido, foi fundado com base em uma leia assinada no ano de 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek.

O principal objetivo desse órgão é garantir que a profissão de farmacêutico seja exercida com ética e respeito por todas as pessoas, além de ter as seguintes funções: inscrever e habilitar os profissionais farmacêuticos, colaborar com autoridades sanitárias, zelar pela saúde pública, organizar o Código de Deontologia Farmacêutica e várias outras atribuições, com o objetivo de valorizar o profissional farmacêutico e também defender a sociedade.

Serviços realizado pelo Conselho Federal de Farmácia

Entre os serviços prestados pelo CFF estão fiscalizar o exercício profissional, através dos conselhos regionais de farmácia que estão espalhados por diversas partes do nosso país, prestar consultoria e assessoria na área farmacêutica, promover cursos, congressos eventos científicos, além de orientar sobre o uso racional de medicamento e esclarecer dúvidas referentes a sua área de atuação.

O CFF possui uma página na internet no qual os internautas podem conferir notícias variadas sobre a atuação do órgão, além informações relacionadas ao exercício da profissão. No site também é possível encontrar o canal TV CFF, com matérias de vídeo sobre a atuação no mercado farmacêutico.

Um dos atuais trabalhos do CFF é a reformulação do Código de Ética da Profissão Farmacêutica. Quem quiser colaborar com essa reformulação, pode enviar as suas sugestões até o dia 10 de junho para o e-mail da Assessoria Técnica da CFF.

Vale lembrar que quem quiser ficar por dentro de todas as novidades e notícias do Conselho pode ainda optar por seguir o perfil do órgão no serviço de microblogs Twitter. Para isso, é só adicionar o perfil do CFF em sua página, através do imprensacff.

Endereço e telefone da CFF Brasília

O Conselho Federal de Farmácia possui sua sede localizada na capital Brasília, no Distrito Federal. O endereço do DFF é o SHCGN-CR 712/713 Bloco “G” Loja 30. O telefone de contato do órgão está disponível nos números (61) 2106-6552 e (61) 3349-6553 (fax).

 

CFF RJ

CFF RJ

Sobre o CFF RJ

No Brasil, toda atividade exercida por farmacêuticos profissionais está sob jurisdição do Conselho Federal de Farmácia (CFF), que regulamenta e disciplina o exercício da profissão de acordo com as determinações da Lei 3.820, de 11 de novembro de 1960.

A principal atribuição do Conselho está ligada à ética da profissão, o que garante o bem estar e também a segurança de toda a sociedade ante as atividades do profissional farmacêutico.

Também são atribuições do Conselho Federal de Farmácia e dos Conselhos Regionais de Farmácia a inscrição e a habilitação dos profissionais da área, a expedição de resoluções para interpretação e execução da lei vigente no país, a colaboração com autoridades sanitárias e zelar pela saúde pública ao difundir a assistência farmacêutica no Brasil.

As deliberações do CFF são tomadas pelo seu plenário, composto por 27 conselheiros federais (eleitos um para cada unidade federativa brasileira). Cabe ao plenário julgar processos, votar propostas de Resoluções e supervisionar os Conselhos Regionais.

História do CFF

Apesar de existirem reivindicações para a criação de um órgão que representasse o profissionais desta área desde 1936, a legalização do Conselho Federal de Farmácia (e a criação dos respectivos Conselhos Regionais) só aconteceu em 1960, com lei assinada pelo então presidente Juscelino Kubitschek.

CFF RJ

Os 10 primeiros Conselhos Regionais de Farmácia foram criados através de uma resolução publicada em julho de 1961. Todos estes órgãos possuem personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa e financeira.

Hoje, todos os Estados, além do Distrito Federal, possuem o seu próprio CRF.

Diretoria Atual

Hoje o CFF é dirigido pelo farmacêutico Jaldo de Souza Santos, formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Jaldo foi eleito presidente do CFF para o biênio 1998-1999 e, sucessivamente, até o mandato de 2010-2011.

O vice-presidente do Conselho é Walter Silva Jorge João, formando em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Walter dedicou muitos anos da sua vida profissional junto ao Conselho Regional de Farmácia do Pará e Amapá (CRF/PA/AP) como Conselheiro e Presidente.

Completam a diretoria do CFF a Secretária-Geral, Lérida Maria dos Santos Vieira (farmacêutica-
bioquímica pela Universidade Estadual da Paraíba) e o Tesoureiro, Edson Chigueru Taki (farmacêutico
pela Universidade Federal de Santa Catarina).

GD Star Rating
loading...
CFF DF, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados