CFF Conselho Federal de Farmácia

links patrocinados

CFF Conselho Federal de Farmácia

CFF Conselho Federal de Farmácia

Sobre o CFF

O Conselho Federal de Farmácia é o órgão responsável por estabelecer as diretrizes para o exercício da profissão de farmacêutico no Brasil, zelando pela ética dos profissionais do ramo desde a produção até o comércio de medicamentos.

O CFF foi criado pelo presidente Juscelino Kubitschek através da Lei 3820, de 1960. Mas suas origens remetem à Associação Mineira de Farmacêuticos (AMF), órgão que atuava em moldes semelhantes no estado de Minas Gerais.

Estrutura

Para dar conta das mais de 80 mil farmácias espalhadas pelo país, o CFF se divide em diversos conselhos regionais, ou CRFs. Cada estado brasileiro possui um conselho regional. A lista completa de endereços, telefones e sites destes conselhos pode ser encontrada na página do Conselho Federal de Farmácia.

A alta cúpula do CFF é conhecida como Plenário, constituído por conselheiros federais eleitos em cada estado do Brasil. Estes conselheiros elegem a diretoria do CFF, composta por quatro membros que se renovam a cada dois anos. Assim como o Supremo Tribunal Federal, o CFF é responsável por julgar processos que não foram resolvidos nas esferas estaduais.

Atribuições

O CFF e os CRFs são responsáveis pela inscrição e habilitação dos profissionais do curso de Farmácia. Ninguém pode exercer a profissão sem esta inscrição. Os conselhos também são responsáveis pela administração legislativa, aplicando a lei ou a modificando quando se fizer necessário.

Os conselhos devem, também, zelar pela saúde pública, seja difundindo a assistência farmacêutica no Brasil, seja colaborando com as autoridades sanitárias em inspeções ou campanhas de conscientização. Através do Centro Brasileiro de Medicamentos, o CFF deve fornecer informações sobre o uso de medicamentos e esclarecer dúvidas.

Mais informações

Se você deseja saber mais sobre o Conselho Federal de Farmácia, sobre os procedimentos para inscrição como farmacêutico ou quaisquer outras dúvidas, acesse o site do CFF ou ligue para (61) 2106-6552.

CFF Farmácia

CFF Farmácia

Sobre o CFF Farmácia

Mais de 80 mil drogarias e farmácias estão instaladas no país. A lei brasileira determina que, em cada um destes estabelecimentos, deve haver ao menos um profissional formado na área de Farmácia.

Qualquer atividade profissional realizada em território brasileiro por farmacêuticos passa pela regulamentação do Conselho Federal de Farmácia. O órgão foi criado em 1960, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek. Sua formação teve início em Minas Gerais, através da já existente Associação Mineira de Farmacêuticos.

Plenário

No topo da hierarquia do CFF está o plenário, composto por conselheiros federais eleitos nos estados brasileiros que já possuem um Conselho Regional de Farmácia. É no plenário que são julgados os processos não resolvidos nos conselhos regionais. Outra função importante do órgão é colocar em pauta e votar os projetos que orientam as atividades dos farmacêuticos.

Atribuições

Dentre as principais atribuições de responsabilidade do CFF estão: inscrever e habilitar os bacharéis do curso de Farmácia, atuar em parceria com as agências de controle sanitário, cuidar da saúde pública e fiscalizar, através dos conselhos regionais, a atividade profissional de todos os farmacêuticos do Brasil.

Para um exercício adequado da profissão, todo farmacêutico deve se registrar junto ao conselho regional de seu estado. Para se inscrever, o profissional deve preencher os formulários disponíveis nos sites dos conselhos regionais e apresentá-los juntos com duas fotos 3×4, diploma, histórico escolar, RG e diversos outros documentos. A lista completa pode ser encontrada nos sites dos conselhos de cada estado.

Agenda

O CFF também é responsável por organizar cursos e eventos voltados para farmacêuticos. São dezenas de opções que vão da homeopatia à oncologia. Os cursos são ministrados pelos conselhos regionais e acontecem em diversos estados brasileiros.

Para se informar sobre estes eventos e diversos outros, como o Congresso Ítalo-Latinoamericano de Etnomedicina e a Feira e Fórum Sul-brasileiros de fornecedores de farmácias, acesse o site do Conselho Federal de Farmácia ou ligue para (61) 2106-6552.

Pesquisar
Artigos Relacionados