CFESS Congresso da Virada

links patrocinados

CFESS Congresso da Virada

Em 2009, o CFESS (Conselho Federal de Serviço Social), junto de mais entidades e órgãos de representação estaduais, realizam o Congresso da Virada. O evento aconteceu para celebrar a união de estudantes e servidores sociais na batalha para a organização da classe.

O Congresso da Virada aconteceu no Anhembi, na capital paulista, São Paulo, com o intuito de agregar todas as pessoas envolvidas e promover um espaço de debate sobre os temas relacionados e ainda uma comemoração remetendo ao direcionamento político que o CFESS tomou em 1979.

O convite aos participantes, a presidente do CFESS, Ivanete Boschetti lembrou que o Conselho atua na sociedade brasileiros com três décadas de história que buscam a coragem, a ousaria e o comprometimento profissional para a luta da classe e ainda a emancipação humana.

Programação CFESS Congresso da Virada

O Conselho elaborou uma programação bastante diversificada para atender todas as necessidades dos participantes. A abertura aconteceu no dia 16 de novembro, com o credenciamento dos participantes. O dia seguiu com o Ao de Abertura, que explorou a fala de pessoas ligadas ao conselho. No mesmo dia, foi realizado um evento aonde aqueles que participaram do congresso de 79 darem os seus depoimentos,

Os dias continuaram com diversos olhares sobre o que o CFESS realizou nos últimos 30 anos, e ainda com mesa redonda aonde diversos convidados conseguiram expressar o seu ponto de vista em um debate aberto a todos os participantes.

Depoimentos CFESS Congresso da Virada

Quem não teve a oportunidade de participar do Congresso da Virada, pode acessar o site para conferir os depoimentos de quem esteve lá. É possível fazer a leitura de diversos aspectos e ter uma ideia de como aconteceu o evento. Quem participou pode também enviar o seu depoimento para contar a experiência.

Outra opção para conhecer um pouco mais sobre a história do CFESS é através do link “1979: Outros Congressos Virão”. A pagina conta sobre tudo que aconteceu no primeiro congresso e o que mudou desde então.

CFESS e CREES

CFESS e CREES

O Serviço Social foi um dos primeiros cursos do país a ter suas atividades profissionais regulamentadas por um órgão fiscalizador. Em agosto de 1957, através da lei 3252, foram criados o Conselho Federal de Assistentes Sociais (CFAS) e os Conselhos Regionais de Assistentes Sociais (CRAS). Esses dois órgãos hoje atendem pelos nomes de Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS), respectivamente.

CFESS

Os dois conselhos atuam juntos. Assim, eles buscam reafirmar e fortalecer os debates sobre ações sociais estratégicas, em torno da valorização da ética, defesa dos direitos e socialização da riqueza. A partir dos princípios estabelecidos pelo Código de Ética da profissão, O CFESS e CRESS buscam a mobilização em defesa da cultura política com viés emancipatório e respeito à diversidade.

Desta forma, as frentes de atuação do CFESS se estruturaram em dois granes eixos: uma que busca valorizar a profissão do assistente social. Essas frentes de atuação são parametrados pela Política Nacional de Fiscalização (PNF) e se estruturam em Comissões de Trabalho; e outra que se conecta com a luta da classe trabalhadora em defesa da ampliação e universalização das políticas públicas e dos direitos do cidadão.

Em maio de 2011 a nova diretoria assumiu a coordenação do CFESS. A gestão “Tempo de Luta e Resistência” possui mandato até o dia 15 de maio de 2014. A atual presidente do Conselho é Sâmya Rodrigues Ramos, do Rio Grande do Norte.

CRESS

Os Conselhos Regionais de Serviço Social estão distribuídos ao longo de todos os estados brasileiros. Eles são órgãos que representam a categoria dos assistentes sociais, com área de jurisdição no estado em que atua. O CRESS é uma autarquia federal, regido por legislações em vigor e por um Estatuto que vale tanto para o CRESS quanto para o CFESS.

Os principais objetivos dos CRESS são: defender, fiscalizar e disciplinar o exercício dos profissionais da área do Serviço Social, com a finalidade de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. Para saber onde está localizado o CRESS do seu estado, acesse a página do Conselho Regional na internet.

Pesquisar
Artigos Relacionados