CFC Detran SP

links patrocinados

CFC Detran SP

CFC Detran SP

Os Centros de Formação de Condutores (CFC) fornecem aulas para alunos que desejam tirar sua primeira habilitação

Os Centros de Formação de Condutores (CFC) têm como objetivo formar condutores habilitados para dirigir veículos automotores. Nos CFCs são dadas aulas teóricas sobre diversos assuntos relacionados ao automóvel e ao motorista. O Departamento de Trânsito (Detran), no caso o de São Paulo, fica responsável por averiguar e capacitar os locais que são dados as aulas de CFC. Além de outras funções.

Nas aulas do CFC são abordados assuntos de mecânica, primeiros socorros, peças dos automóveis, uso de faróis, análise do painel, placas de trânsito, entre outros.

É ensinado também sobre as condições de trânsito e o que utilizar em cada uma delas. Aprende-se sobre as vias, faixas e pistas.

Os CFCs precisam seguir as regras estabelecidas pelo Detran de seu estado e ser credenciados também por ele. Em São Paulo, há uma vasta quantidade de CFCs aptos, podendo encontrá-los através do site do Departamento de Trânsito.

Aulas teóricas (CFC) e práticas

Os CFCs preparam os futuros condutores para suas aulas práticas. O propósito do aluno pode ser, para começar, se tornar um condutor de moto (A), carro (B) ou moto e carro (AB). Não é possível realizar aulas práticas nos CFCs. Para isso, é preciso procurar uma autoescola de confiança.

Só é possível fazer as aulas práticas depois de realizar o CFC. É necessário comparecer em todas as aulas dadas. Há chamadas em cada uma, na entrada e saída, tendo como suporte o reconhecimento digital dos dedos das mãos dos alunos.

Após finalizar todas as aulas do CFC, com professores qualificados para passar todo o conhecimento necessário, uma prova final é marcada pelo Detran e o aluno deve dirigir-se a uma unidade mais próxima da sua localidade para realizá-la.

A prova é feita com 30 questões de múltipla escolha que abordam todos os assuntos vistos no CFC. O aluno de primeira habilitação tem 40 minutos para realizá-la.

Depois de feita, após alguns minutos, o resultado da prova sai e o futuro condutor já fica sabendo se passou na prova teórica ou não. Para ser aprovado é necessário acertar pelo menos 21 questões das 30.

Se a resposta for positiva, deve dirigir-se a autoescola com os documentos necessários e marcar as aulas práticas, conforme opções da própria autoescola.

Reprovação na prova teórica do CFC

Caso o aluno reprove na prova feita no Detran, é necessário que remarque um novo dia e horário para uma nova prova ser realizada, sendo necessário pagar uma taxa. Após isso, o procedimento é o mesmo da realização da primeira prova.

Simulados online

O Detran-SP disponibiliza simulados onlines das provas teóricas. O objetivo é que o aluno treine e estude para a sua prova final, conseguindo ter uma noção do que será pedido.

É um ótimo meio de estudo para os alunos, já que as questões oficiais da prova são bem parecidas e baseadas nas questões dos simulados online.

Na página do simulado estão todas as indicações necessárias para que o aluno que queira tirar primeira habilitação entenda como realizar o simulado.

Detran-SP

O Detran-SP é o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo que fica responsável pelas tarefas de trânsito do estado de São Paulo. Estas tarefas são estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pelo próprio Detran.

É de responsabilidade do Detran fazer todas as ações que envolvam a habilitação de condutores ou de novos condutores, cuidar de documentação e serviços relacionados aos veículos, entregar estatísticas de trânsito e ficar responsável pelas multas e seus procedimentos. Além disso, deve promover a educação no trânsito.

Pesquisar
Artigos Relacionados