CET Rio – câmeras e trânsito rj

links patrocinados

CET Rio - câmeras e trânsito rj

CET Rio – câmeras e trânsito rj

Um dos principais benefícios de se viver numa capital é ter notícias vinte e quatro horas por dia de todos os bairros, muitas vezes inclusive de veículos midiáticos localizados naquela região. Devido à demanda da população, a mídia acaba ficando cada vez mais infiltrada na rotina do cidadão para que, com essa proximidade, haja também uma influência na hora de escrever uma notícia. Para a maioria das pessoas que acordam pela manhã e vão para o trabalho, a pergunta que mais interessa naquele momento é: como está o trânsito?

É por esse motivo que existem programações de rádio (o primeiro dos meios de comunicação de massa que era portátil, móvel, rápido e ao vivo) dedicadas quase que exclusivamente à notícias e novidades sobre o tráfego em capitais como São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, entre outras. A transmissão geralmente gira em torno de temáticas como: acidentes durante o final de semana ou feriados, situação das estradas, avaliação de atraso esperado em determinada região, engarrafamento em quilômetros ou quilômetros por hora rodados, etc.

Outras informações pertinentes geralmente divulgadas nesses programas incluem: se houve acidentes naquele dia e como ocorreu (se há vítimas, fatais ou não, etc.), qual a situação das estradas que ligam a região metropolitana daquela cidade (onde há grande fluxo de pessoas de cidades vizinhas que dirigem todos os dias para trabalhar), além de relatos não apenas dos motoristas envolvidos em cada uma dessas situações, como declarações de autoridades (engenheiros de tráfego, engenheiros de segurança, policiais rodoviários e afins) sobre como irão resolver determinado problema.

Mais informações

Uma boa dica para quem não gosta de acompanhar os relatos detalhados dos programas de rádio (ou de outros meios) sobre a situação do trânsito é visitar a página oficial da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que possui câmeras espalhadas em pontos estratégicos de algumas cidades. Essa ação realizada pela prefeitura (de capitais como São Paulo e Rio de Janeiro) é extremamente prática, visto que o motorista só precisa escolher a região que deseja visualizar e então clicar nas câmeras disponíveis.

Com isso, as câmeras transmitem em tempo real para a web qual o fluxo de carros, sendo então um relato bem mais direcionado e objetivo sobre a situação específica que te interessa. Para uma conexão ainda maior com o centro de informações sobre o trânsito, caso possua celular com acesso a internet ou ainda cadastrado no Twitter através de mensagens de texto, é possível mandar mensagens de perguntas sobre determinada região para a página oficial do CET na rede social. Também dá pra acompanhar as postagens em tempo real caso seu celular acesse a internet, recebendo relatos curtos sobre o trânsito e ainda com a separação por aérea e afins. Com quase vinte e cinco mil seguidores e postagens diárias que já totalizam desde o início da participação mais de sessenta e duas mil mensagens, o usuário @operacoesrio é muito popular entre os cariocas que desejam estar informados sobre o tráfego de forma muito imediata.

Fotos

CET Rio - câmeras e trânsitoCET Rio - câmeras e trânsito
Câmeras da CET RioCâmeras da CET Rio
Imagens das câmerasImagens das câmeras

Pesquisar
Artigos Relacionados