Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

links patrocinados

Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Um país rico em matéria primas e possibilidades empreendedoras, o Brasil é visto como um paraíso encantador. Baseando-se nestes fatores que pessoas de outros países vem para a região brasileira em busca de uma nova idealização econômica. Existem também os imigrantes apaixonados pelas características voltadas ao entretenimento como carnaval e o futebol, do qual o Brasil é venerado por todos os cantos do mundo. Mas ao olhar o início do século XX percebe-se uma quantia significativa de imigrantes japoneses migrando para a nação brasileira,formando uma imigração japonesa no Brasil, sendo que daquela época para cá, o número de japoneses e descendentes multiplicou-se e muito totalizando pouco mais de 1 milhão de habitantes orientais fora do Japão e em berço brasileiro.

Sendo a segunda maior localidade com habitantes do Japão, ao qual somente o país de origem possui um número maior de seus descendentes. A referência destes migradores pode estar atrelada a diversos fatores, porém o que realmente destaca-se é a abrangência em que um país como o Brasil traz aos imigrantes em que buscam uma possibilidade de crescimento econômico. Dando início a imigração japonesa no Brasil.

História dos imigrantes japoneses

Centenario da Imigracao Japonesa 2013

As imigrações japonesas foram iniciadas nos primeiros anos do século XX, sendo que desde o século anterior já estavam em busca da imigração para outros países. Com a chegada de uma época de fome e desemprego por parte da população, muitos japoneses decidiram sair de sua terra natal em busca de uma solução para sua situação econômica e social. Mas este processo imigratório só iniciou após reinvindicação política, para que pudessem aliviar tensões geradas pela escassez de terras de cultivo.

Como surgiram os primeiros imigrantes japoneses no Brasil

Imigracao Japonesa

Com a expansão da produção de café em solo brasileiro muitos imigrantes japoneses viram a oportunidade de conseguir trabalho na área de cultivo. Ao qual em seu país não haviam mais possibilidades. Mesmo com a grande produção cafeeira, muitos agricultores não queriam trazer para o Brasil uma imigrantes japoneses, que somente com a necessidade da mão de obra no inicio do século XX decidiram liberar a entrada de japoneses no Brasil para que pudessem trabalhar no cultivo do café.

Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Japoneses no Brasil

Uma celebração que veio para festejar os 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil. No próximo mês de junho deste ano, será realizada uma festa em comemoração ao dia de chegada de japoneses em solo brasileiro. Neste evento será recebido o príncipe herdeiro do trono do Japão, Naruhito. No ano de 2008 é marcado esta grande festa de imigrantes japoneses, sendo que o mês e a data de celebração foram escolhidos porque é exatamente a data cronológica que chega aos cem anos de vivência oriental no Brasil. As homenagens a imigração japonesa no Brasil, iniciaram no carnaval na cidade de São Paulo e também no Rio de Janeiro, tendo sua história como enredo de escolas de samba.

E mês que vem muitos poderão acompanhar a grande comemoração japonesa nestes 100 anos de história vivendo na nação brasileira.

Surgimento Japoneses no Brasil Culinaria japonesa

Pesquisar
Artigos Relacionados