Censo do IBGE

links patrocinados

Censo do IBGE

Censo do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ou simplesmente IBGE, foi criado em 1936, quando era conhecido apenas como Instituto Nacional de Estatística. Sediado no Rio de Janeiro, o IBGE é uma fundação pública, que tem como objetivo produzir e analisar um grande de número de informações sobre o país e sua população, de modo a obter um panorama da realidade brasileira e, principalmente, ajudar a muda-la quando necessário.

Estrutura do IBGE

O IBGE possui três grandes estruturas centrais, administradas pela presidência e quatro diretorias. O órgão possui mais de 10 mil funcionários permanentes, além daqueles contratados temporariamente durante a realização do censo do IBGE.

Com um orçamento anual próximo a R$1,5 bilhão, o IBGE possui uma verdadeira rede de pesquisa no Brasil. Todos os estados do país, além do Distrito Federal, têm uma unidade do órgão.

Em Goiás, Bahia, Distrito Federal, Santa Catarina e Paraná, o IBGE possui gerências de recursos naturais e supervisão de base territorial. Se considerarmos todas as estruturas do IBGE no Brasil, mesmo aquelas instaladas em municípios do interior, o órgão possui mais de 530 agências de pesquisa no Brasil.

O que e Censo do IBGE

O IBGE também é responsável pela ENCE (Escola Nacional de Ciências Estatísticas). Fundada em 1953, a ENCE é uma universidade que oferece curso superior em Estatística, Especialização em Gestão do Território e Análise Ambiental e Mestrado em Pesquisas Sociais e Estudos Populacionais.

A ENCE é referência mundial em suas áreas de atuação. Além do ensino superior, a instituição também é responsável pelo treinamento e capacitação dos novos funcionários do IBGE.

Tipos de censo do IBGE

Dentre as atividades mais conhecidas e importantes do IBGE está o censo demográfico, realizado uma vez por década. O IBGE é, por lei, a única instituição brasileira autorizada a realizar este procedimento. Contudo, o órgão realiza outros tipos de censo que, geralmente, fornecem informações complementares para o censo demográfico.

Tipos de Censo do IBGE

Um deles é conhecido como “contagem de população”, e acontece durante o intervalo entre os censos – ou seja, também de dez em dez anos. A contagem de população tem como principal objetivo atualizar os dados sobre a população do país, além de analisar a quantidade de novos municípios criados no período.

O IBGE realiza também o censo agropecuário, que acontece de dez em dez anos. Esta análise tem como objetivo levantar o máximo possível de informações sobre a vida no campo, incluindo estabelecimento aquícolas, florestais e agropecuários. O último censo agropecuário aconteceu em 2007.

Iimportância do censo do IBGE

Importancia do Censo do IBGE

O censo demográfico, a contagem de população e o censo agropecuário têm uma importância fundamental na vida dos brasileiros.

Isso porque os números obtidos pelo IBGE auxiliam no cálculo do repasse de verbas de programas como o FPM (Fundo de Participação Municipal), que tem na contagem populacional seu principal critério definidor. O censo também auxilia diretamente na formação de políticas públicas para diversos setores.

Índices Econômicos

Outra atividade muito conhecida do IBGE é a divulgação de índices econômicos, que costuma acontecer mensalmente. Dentre os índices formulados pelo órgão estão INPC, INCC e IPCA.

Estrutura do Censo do IBGE Indices Economicos

Pesquisar
Artigos Relacionados