Ceia de Natal

links patrocinados

Ceia de Natal

Ceia de Natal

A Ceia de Natal é para muitas famílias o momento de juntos comemorarem o dia do Natal, com farta comida e em companhia de todos da família, pais, avós, tios, primos. Tradicionalmente a Ceia de Natal representa a última ceia que Cristo fez junto de seus discípulos, porém a origem mais comprovada é de que na Europa deixava-se as portas das casas abertas no dia do Natal.

As portas das casas ficavam abertas para que viajantes e peregrinos pudessem ser bem recebidos junto a uma família que iria hospedá-los, assim, juntos confraternizavam na data do Natal. Para que pudessem ser bem recebidos era então preparada muita comida com pratos variados. Este costume foi passando por gerações e abrangendo cada vez mais lugares, cada lugar especifico adicionava um prato regional a ceia de Natal, assim como o Peru que só foi
adicionado na ceia Norte-Americana e depois se espalhou por todo o mundo.

Dicas de composição da ceia de Natal

No Brasil a ceia de Natal possui por costume alguns pratos como o Peru, o Leitão, Arroz, Farofa, Castanhas do Pará, Nozes, Saladas, muitas frutas, bacalhau em algumas regiões, vinhos diversos, cervejas, champanhe, frisantes, frutas secas, Pães, panetone e lentilhas.

Os pratos vão variar de acordo com cada família e numero de pessoas que ira desfrutar da ceia, mas alguns alimentos acabam obrigatórios em todas as mesas, como saladas e legumes e o Peru, ou em muitos casos para famílias menores o Tender ou um Frango Assado, mesmo.

Algumas famílias mais contemporâneas que possuem um estilo de vida mais saudável, ou mesmo mais tranquilo, podem optar por ceia de Natal alternativas como a ceia vegetariana que pode ser composta de arroz com nozes e lentilha, salpicão vegetal, tortas de broto de bambu ou palmito e como prato principal
Seitan ao molho madeira com legumes, servido com cogumelos na moranga.

Durante a ceia de Natal

Em muitos lares costuma-se durante a ceia de Natal trocar presentes, ou realizar o chamado amigo invisível. Este momento torna a ceia de Natal ainda mais intima e prospera.

A ceia de Natal também é o momento onde as famílias já aproveitam para combinar as comemorações de ano novo que são realizadas uma semana após a ceia de Natal.

Calendário 2012 25 de Dezembro - Natal

Calendário 2012 25 de Dezembro – Natal

Sobre o Calendário 2012

O brasileiro trabalha muito, batalha e rala todos os dias. Com certeza, sem contar o salário, a maior alegria do mês é quando tem um feriado! Se for segunda ou sexta-feira, a felicidade é maior ainda, pois o final de semana se prolonga.

Carnaval, Dia de Nossa Senhora Aparecida e Corpus Christi são exemplos de feriados pelos quais as pessoas esperam ansiosamente. Outra data muito ansiada pelo brasileiro é o Natal. Na verdade, é mais aguardada pelas mulheres (que vão às compras) e pelas crianças (que ficam na expectativa do presente).

Natal na terça

No ano de 2012, a comemoração do aniversário de Jesus Cristo, em 25 de dezembro, vai acontecer em uma terça-feira. Isso quer dizer que nos países cristãos haverá um feriado prolongado, afinal, a véspera de Natal será na segunda-feira e a maioria das pessoas vai emendar as datas.

Aquelas pessoas que deixam para comprar os presentes de última hora também vão ficar felizes, pois, terão o final de semana anterior inteiro para ir aos shoppings, às lojas e aos centros de compras em busca dos objetos para presentear a todos.

Viajar

O Natal é tempo de ficar com a família, rever os amigos e passar um tempo com aqueles que amamos. No entanto, para que isso aconteça, as pessoas precisam viajar até onde os parentes estão. É nessa hora que surgem os grandes congestionamentos nas rodovias e a superlotação nos aeroportos.

As rodovias que interligam as regiões do país são as que mais apresentam problemas. A Régis Bittencourt, ou BR 116, que liga São Paulo ao sul do Brasil, é uma das que mais sofre com o espantoso aumento no volume de carros que trafegam por ela.

Significado do Natal

O Natal é comemorado todos os anos no dia 25 de dezembro e simboliza o aniversário de Jesus de Nazaré. Para celebrar essa data, as pessoas costumam fazer ceias em suas casas, a exemplo da Santa Ceia que uniu o Jesus e os Apóstolos. Ao redor da mesa farta, as pessoas esperam até que vire meia-noite para comer e desejar “Feliz Natal” uns para os outros.

Ao final da comilança, para a alegria de todos, os presentes são entregues.

Pesquisar
Artigos Relacionados