CEEE

links patrocinados

CEEE

CEEE

Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica, CEEE, é a empresa responsável por prestar os serviços de distribuição de energia elétrica em na região do sul e sudeste do estado do Rio Grande do Sul. Ela é a atua empresa que administra a concessão deste serviço.

A CEEE é responsável pela distribuição de toda região metropolitana, do litoral e também do sul do estado, realizando o atendimento de 72 municípios gaúchos. Ao todo, o atendimento é realizado a 32% de todos o publico consumidor do estado.

Atualmente, a CEEE consegue realizar o atendimento a 1.439 unidades de consumo, que representam o total de aproximadamente 4 milhões de pessoa recebendo a energia. Além disso, a empresa é responsável por uma das maiores linhas de transmissão do país.

Responsabilidade CEEE

Além de realizar um atendimento de qualidade a todos os municípios que compreender, a CEEE está atenta as necessidades das regiões e por isso estabelece termos de responsabilidade ambiental e social. Assim, ela realiza programa especiais junto aos moradores da regiões compreendidas

Já na área ambiental, a CEEE possui uma política de atuação regida por uma norma própria dentro da empresa onde busca incorporar a dimensão ambiental dentro da empresa e também junto aos moradores com ações e planos de conscientização e educação.

Serviços online CEEE

Para dar mais agilidade aos serviços prestados e também para facilitar a vida de todos os morados que recebem energia pela CEEE, o site da empresa conta com uma serie de serviços online onde a pessoa pode solicitar a emissão de ovas vidas de pagamento, pedidos de ligação e ainda alterar os deus dados cadastrais.

Site ainda informa o calendário completo de desligamentos programados durante o ano para a manutenção da rede. Em caso de problemas, o site conta com central de atendimento online.

Fotos

Confira Fotos da CEEE:

Segunda via CEEE Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica Distribuiçao da CEEE Manutençao CEEE

Energia Elétrica

Energia Elétrica

Sobre a Energia Elétrica

A energia elétrica foi descoberta somente em 1752 com o cientista americano Benjamin Franklin, quando este observou que nos raios existia energia elétrica e que a mesma poderia ser captada e conduzida através de fios.

Descobrimento da Pilha de Volta

Somente depois de cinqüenta anos o italiano Alessandro Volta conseguiu produzir eletricidade artificialmente, com discos de cobre e zinco. Os metais estavam alternados e empilhados onde entre eles continha um tecido molhado em ácido. O resultado foi uma reação química entre os discos gerando um fluxo de carga elétrica por longo tempo.

A pilha de Volta hoje contém várias formas e dimensões ainda é utilizada em vários equipamentos. Assim, vários cientistas começaram a se interessar pela nova ciência. Até que Michael Faraday, conhecido por muitos como o pai da eletricidade, conseguiu em 1831 inventar o primeiro gerador.

A partir daí ficou fácil para o americano Thomas Alva Edison, que em 1879 conseguiu captar eletricidade em uma lâmpada e criou o primeiro sistema gerador de eletricidade. Ele detinha de fios e postes para levar a energia a lugares mais afastados.

Definição

A energia elétrica pode ser entendida como capacidade de trabalho de uma corrente elétrica. Ela é concebida de enes formas, como as termoelétricas, usinas hidroelétricas, usinas eólicas e usinas termonucleares.

Termoelétricas

As termoelétricas é uma instalação industrial que visa à fabricação de energia elétrica através da liberação de calor. Geralmente, essa energia é conseguida com a queima de algum tipo de combustível renovável ou não.

Usinas Hidroelétricas

As usinas hidroelétricas na sua vez é um conjunto de obras e equipamentos com o intuito de produzir energia elétrica se aproveitando da vazão de um rio. Entre os países que mais usam essa forma de energia, o Brasil está em terceiro no mundo, atrás apenas do Canadá e dos Estados Unidos.

Usinas Eólicas

O termo eólico provém do latim aeolicus, que por sua vez é relativo a Éolo, o deus dos ventos na mitologia grega. Assim, a energia eólica é aquela que nasce do vento.

Usinas Termonucleares

Já as usinas nucleares é uma instalação industrial para produzir energia a partir da energia nuclear, que por sua vez usa materiais radioativos e através de uma reação nuclear produz calor, consequentemente energia e eletricidade. A partir desse calor é gerado vapor para puncionar as turbinas, produzindo assim a energia elétrica.

Pesquisar
Artigos Relacionados