CEDAE

links patrocinados

CEDAE

CEDAE

A CEDAE, Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro, foi fundada em 1975 com a função de captar, tratar, distribuir rede de águas no estado, além de cuidar da coleta, transporte, tratamento e destino final dos esgotos originados nos municípios que tem convênio com o governo do estado carioca. Assim, uma das preocupações da empresa está ligada ao meio ambiente e sustentabilidade, de forma que vem trabalhando para tornar essas questões mais conscientes na sociedade.

Anteriormente existiam a Empresa de Águas do Estado da Guanabara (CEDAG), a Companhia de Saneamento do Estado do Rio de Janeiro (SANERJ) e a Empresa de Empresa de Saneamento da Guanabara (EASG). A criação da empresa foi importante,sobretudo na Baixada Fluminense, pois antes saneamento básico da região toda tinha abastecimento de água precário, sem coleta de lixo ou tratamento de esgoto.

Dados da CEDAE

Nova CEDAE

Nos dias de hoje a CEDAE oferece seus serviços a mais de nove milhões de habitantes, realizando o tratamento de esgoto para mais cinco milhões de pessoas, sendo que das cidades abrangidas, 65 recebem o abastecimento de água e 17 delas recebem o tratamento de esgoto.

O faturamento mensal da companhia é de R$ 3 milhões. Entre 2007 e 2009 foram renovados 32 contratos com municípios fluminenses conveniados, todos amparados pela lei federal que estabelece as diretrizes nacionais para atuação no setor.

Projeto sócio ambiental

CEDAE 2013

A CEDAE realiza diversas ações no campo social e no campo ambiental no intuito de promover melhores condições de vida para toda a sociedade. A empresa mantém projetos muito bons como a feitura de biocombustíveis, com o “CEDAE Educação Ambiental” e o “Replantando Vida”, os quais são já reconhecidos no Brasil, além do projeto “Estação de Tratamento de Águas do Grandu (ETA Grandu)” é reconhecido no cenário internacional pela inclusão no livro de recordes mundiais, o Guinness Book.

CEDAE – A água oficial da Conferência Rio+20

Durante todos os dias da conferência internacional que aconteceu recentemente no Rio de Janeiro, a Rio+20 coube a CEDAE fornecer pipas d’água e aguadeiros, bem como vistoriar reservatórios nas sedes no Pier Mauá, Riocentro, Galpão da Cidadania, Parque dos Atletas, Quinta da Boa Vista, Arena da Barra, MAM, Parque do Flamengo, Vivo Rio e em pontos vinculados ao encontro como o Sambódromo e onde se hospedaram os integrantes da Cúpula dos Povos.

Tratamento de agua

Lagoa Rodrigo de Freitas

Por conta do crescimento das cidades, seja formal ou seja informal, o fluxo de matéria orgânica que se acumula o fundo da Lagoa Rodrigo de Freitas foi se agravando – ficando mais séria e problemática para a população – e a falta de investimento que vem ocorrendo nas últimas três décadas trouxe a situação para um lado bastante crítico.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro, por meio de um projeto estratégico efetivado em 2006, efetuou diversas operações com o intuito e proporcionar melhoras no sistema de esgotos na totalidade das sub bacias que têm relação com a Lagoa. A partir disso iniciou a recuperação ambiental, com o acompanhamento ambiental de órgãos de vistoria do Rio de Janeiro.

Trabalho da CEDAE Companhia de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro

Pesquisar
Artigos Relacionados