CEA Amapá

links patrocinados

CEA Amapá

CEA Amapá

Sobre a CEA Amapá

A Companhia Elétrica do Amapá (CEA) é a empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica para todo o estado do Amapá. São mais de 600 mil consumidores espalhados pelo estado, responsáveis pelo consumo de mais de 220 mil megawatts por ano.

Economia Mista

A CEA é uma empresa de economia mista. Isto significa que sua administração é dividida entre o estado e órgãos particulares. Numa empresa de economia mista, o Estado pode ter participação minoritária nas ações, mas precisa ser dono de mais da metade das ações com direito a voto. Isto significa que, embora haja participação privada na empresa, as decisões continuam sob o controle do Estado.

Luz Para Todos

Um dos principais programas especiais da CEA é o Luz Para Todos, que atende quase 19 mil municípios do estado e cerca de 94 mil pessoas. O investimento total no programa ultrapassa 150 milhões de reais.

O objetivo do programa é levar energia elétrica para centenas de comunidades distantes, visando o desenvolvimento descentralizado. Ao invés de migrarem para os grandes centros, estes beneficiados permanecem em suas regiões, reduzindo o êxodo rural e solidificando a economia local.

CEA na Internet

A Companhia Elétrica do Amapá oferece uma série de serviços online para seus consumidores, como a emissão de segunda via de conta, demonstrativos de tarifas e taxas de serviço, avisos sobre desligamento programado e atendimento online.

Além destes serviços, a CEA oferece também um simulador de consumo. Nele, o usuário preenche um formulário descrevendo quais aparelhos elétricos possui em sua residência e quanto tempo cada um deles fica ligado durante o mês. O resultado é útil para quem deseja saber as melhores maneiras de economizar energia ou para quem acredita que há algum problema em sua rede elétrica ou em algum de seus aparelhos.

Mais informações

Para saber mais sobre os programas da CEA ou esclarecer dúvidas referentes a consumo de eletricidade, tarifas e formas de pagar sua conta, acesse o site da empresa ou ligue gratuitamente para 0800 096 0196.

CEA AP

CEA AP

Sobre a CEA AP

Por mais que empresas, instituições públicas ou privadas, tenham que ter seu lucro próprio com o serviço que prestam, algumas necessidades são fatores obrigatórios para garantir a dignidade da condição humana. Por isso, determinados serviços não podem ser vistos como a simples comercialização, mas sim como direitos básicos da população.

Criação da empresa

Para mediar tais situações, cada região tem sua própria companhia responsável por cuidar do fornecimento e gerenciamento de luz para os seus habitantes. Assim, os serviços envolvidos com a prestação da energia elétrica aos moradores são obtidos por meio de licitações e estão sujeitos a fiscalização pública.

No Amapá (AP), a empresa responsável é a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). Justamente por ser vinculada a um serviço público, a criação da instituição foi estabelecida em 1954 por meio do Decreto nº 35.701, de 23 de junho. Com isso, foi autorizado o uso da energia elétrica a partir da Cachoeira do Paredão, que tem força suficiente para gerar a energia hidráulica.

Nesse primeiro momento, a CEA não tinha o nome com o qual pode contar hoje, mas logo ganhou a oficialidade em 1956. Dessa vez, a ordem que autorizou sua consolidação foi a Lei nº 2.740, de 02 de março.

Constante expansão

Com a criação da CEA, ficou como suas funções e seus objetivos a construir e explorar os meios que permitiriam o uso da energia elétrica e a sua distribuição pela região abrangida. Para chegar ao resultado final, que é utilizado ainda hoje, foram necessários estudos e projetos sobre a área que estava sendo explorada, a fim de garantir o melhor aproveitamento dos recursos naturais.

Outro fator que influenciou a expansão dos serviços prestados pela CEA foi o desenvolvimento da própria tecnologia. Com geradores cada vez melhores, aparelhos que permitem a geração de diesel, entre outros fatores, permitiram a maior geração de energia.

De acordo com dados fornecidos pela CEA, o número de usuários em residências chegou a 129.973, no ano de 2009. Ao mesmo tempo, no setor industrial a empresa registrou o total de 534 usuários no mesmo ano. Ainda, os usuários com perfil comercial atingem o número de 13.312.

Pesquisar
Artigos Relacionados