CBO Rio Grande 2014
Os estudos sobre o oceano são essenciais para que os profissionais da área entendam mais sobre esse incrível habitat de animais, plantas, microorganismos, algas e outras espécies. Confira mais informações sobre o CBO Rio Grande 2014.
Sobre o CBO da cidade de Rio Grande
Congresso Brasileiro de Oceanografia é um evento destinado a oceanólogos e profissionais que trabalham na área. Como o CBO Rio Grande 2014, o evento acontece todos os anos em Rio Grande, um antigo município situado no Rio Grande do Sul. Com aproximadamente 196 mil habitantes, a cidade está situada no litoral do estado. Seu apelido é “Noiva do Mar” e entre suas características mais marcantes está a presença da maior praia do mundo em extensão, a Praia do Cassino, que possui 240 km.
Banhado pelo oceano Atlântico, não há local mais apropriado para sediar o CBO Rio Grande 2014. Apesar da predominância da cidade gaúcha, outros municípios do Brasil também já fizeram parte dos locais que receberam o congresso, como a capital Rio de Janeiro e o município de Itajaí, no estado de Santa Catarina.
Como funciona o CBO Rio Grande 2014 e como participar
Nos anos anteriores ao CBO Rio Grande 2014, o evento foi realizado nos limites da Furg (Universidade Federal de Rio Grande), por meio de uma parceria com a Aoceano (Associação Brasileira de Oceanografia). A instituição de ensino superior foi a primeira a possuir a graduação em Oceanografia, oferecendo o curso a partir de 1970, e hoje é referência quando o assunto é estudo marinho e seus ecossistemas.
O primeiro Encontro Brasileiro de Oceanólogos aconteceu no ano de 1981 e a partir dos anos o público foi aumentando e sua programação evoluindo. Para participar do CBO Rio Grande 2014 é preciso se inscrever com antecedência, observando os prazos no site do evento. Existem algumas regras para poder fazer a candidatura, devendo o edital ser consultado diretamente na página virtual do CBO.
Programação do Congresso Brasileiro de Oceanografia
No CBO Rio Grande 2014 haverá diversos tipos de atividades programadas. Entre elas está o recebimento de simpósios, cursos, palestras e discussões sobre o assunto. Alguns dos temas que podem ser abordados é a preservação das espécies marinhas, poluição, monitoramente aquático, pescaria, praias e zonas costeiras, avanços tecnológicos e o próprio estudo da Oceanografia.
Outras atrações além do CBO Rio Grande 2014
As pessoas que passarem pelo CBO Rio Grande 2014 podem ainda encontrar outras atrações relacionadas ao assunto. Além do congresso, a cidade conta ainda com o Museu Oceanográfico de Rio Grande, um prédio público de exposições que foi inaugurado no começo da década de 50. O espaço também é mantido pela Furg.
O local deve ser destacado, pois mantém diversos tipos de objetos e seres, como conchas e espécies marinhas preservadas. É uma das coleções mais importantes da América do Sul relacionada a esse tipo de assunto, com mais de 50 mil peças. Por isso, os interessados no CBO Rio Grande 2014 poderão desfrutar também desse museu da cidade.