CBO 2010 FURG

links patrocinados

CBO 2010 FURG

CBO 2010 FURG

No ano de 210 a instituição de ensino superior responsável pela realização do 4º Congresso Brasileiro de Oceanografia, o CBO, é a Universidade Federal do Rio Grande, a FURG. A decisão de qual universidade sediaria evento foi tomada na terceira edição do CBO, que aconteceu na capital do Ceará, Fortaleza.

O Congresso Brasileiro de Oceanografia é considerado o evento mais importante da área de ciência do mar de todo o Brasil e também é visto como um dos maiores da América Latina. A Universidade Federal do Rio Grande, FURG, concorreu com outras instituições de ensino superior para sediar o CBO. Entre as universidade que concorreram com a FURG estavam a de Santos, São Paulo, a partir do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, e também com a de Ilhéus, na Bahia, através da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Data do CBO 2010 FURG

A data de realização do 4º Congresso Brasileiro de Oceanografia deve acontecer entre os dias 18 a 22 de maio do ano de 2010, e até esta data os professores, profissionais e também os acadêmicos serão os responsáveis pela organização do evento. Até o mês de maio do ano de 2009 toda a programação do Congresso Brasileiro de Oceanografia deve estar totalmente planejada, para que seja apresentada aos realizadores que são a Associação Brasileira de Oceanografia, a Aoceno, que contará com uma parceria da Universidade Federal do Rio Grande.

Desde o início do planejamento do Congresso Brasileiro de Oceanografia de 2010, já era certo que a Universidade Federal do Rio Grande teria plenas condições em termos de estrutura para sediar o evento que tem um porte muito grande, uma vez que recebe congressistas de todas as partes do Brasil. As atividades que acontecerão durante o CBO devem acontecer no auditório do campus e também em outras localizações do prédio da universidade. Uma feira de negócios do setor de oceanografia também é sempre realizada paralelamente ao Congresso Brasileiro de Oceanografia. São diversos materiais, entre eles livros com uma ampla bibliografia que são vendidos durante o evento.

Comemoração dos 40 anos do curso de oceanografia no Brasil no CBO 2010 FURG

No CBO realizado no ano de 2009 em Fortaleza, ficou decidido que no evento de 2010 também seria comemorado os 40 anos de graduação em oceanografia no Brasil. O importante para a comemoração, é que o curso de oceanografia da FURG foi o primeiro a ser implantado, sendo que foi criado no dia 27 de agosto de 1970. Para garantir uma comemoração digna do evento, os organizadores do Congresso Brasileiro de Oceanografia convidarão todos os que já são formados em oceanografia da FURG nos quarenta anos de curso. Devem ser em torno de 900 convidados.

Sobre a FURG

A Universidade Federal do Rio Grande, a FURG, foi fundada no dia 20 de agosto de 1969, e se deu a partir da fundação Cidade do Rio Grande, que foi criada em 8 de julho do ano de 1953. Na época da Segunda Grande Guerra, que aconteceu na metade do século XX, havia uma carência muito grande de universidades no estado do Rio Grande do Sul. Este fato propiciou a evasão de muitos estudantes que iam até outras cidades em busca de educação de nível superior, isso fez com que houvesse um grande movimentação para que fosse criada uma universidade gaúcha. Com isso, nasceu a FURG que hoje conta com um número aproximado de 500 professores e tem grande destaque no curso de oceanografia, sendo que conta com um Museu Oceanógrafo.

Fotos

Confira Fotos sobre CBO 2010 FURG:

Congresso CBO 2010 FURG Palestras CBO 2010 FURG Cartaz CBO 2010 FURG FURG CBO 2010

Pesquisar
Artigos Relacionados