Causas do Aquecimento Global

Causas do Aquecimento Global

Causas do Aquecimento Global

Sobre as Causas do Aquecimento Global

O aquecimento global é um fenômeno que está em pauta nos gabinetes dos governos do mundo inteiro. Este fenômeno vem aumentando o clima da Terra, fazendo com que várias catástrofes climáticas ocorram nos últimos anos e, ainda, venham a ocorrer muito mais no futuro.

Na Europa por exemplo nos últimos anos, nos países que são acostumados com o frio intenso até mesmo no verão, chegam a registrar 40 graus centígrados, como foi o caso no verão de 2010 na Rússia. Pesquisadores apontam um dos principais fatores desta mudança tão brusca na temperatura média naquele verão no país europeu, o aquecimento global.

Ainda ciclones jamais registrados em países com índice baixíssimo desses eventos, como é o caso do Brasil, onde na costa sul e sudeste tem aparecido corriqueiramente, enfim, são vários os fatores e acontecimentos que podem ser fruto do aquecimento global.

Causas do Aquecimento Global

Estudiosos no assunto, cientistas e pesquisadores apontam que um dos principais fatores que tenham colaborado para o aumento da temperatura média na Terra se chama homem. Desde que esse começou a interferir veemente no meio ambiente é que se notou várias alterações nos nos mesmos.

O primeiro grande acontecimento do homem para ajudar neste efeito foi a Primeira Revolução Industrial. Com a chegada das máquinas nos grandes centros urbanos, começou também a emissão de gases poluentes na atmosfera, de forma descontrolada. As cidades começaram a ficar inchadas cada vez mais, ajudando quando no começo do século XX, os automóveis dominaram as ruas das grandes cidades, colaborando mais ainda para as emissões dos gases.

Estes gases poluentes, principalmente os derivados da queima de combustíveis fósseis, como gasolina, diesel, etanol, entre outros, corroboram para que se forme uma camada de poluentes na atmosfera, fazendo com que ocorra o efeito estufa.

Gases do efeito estufa

A Terra recebe os raios infra vermelhos do Sol. Alguma parte desses raios o próprio planeta absorve. Boa parte é dispersado através da emissão de calor. Antigamente os raios saiam da atmosfera. Nos dias atuais esta cortina de gases poluentes faz com que a radiação fique pela terra, aquecendo ainda mais o planeta. São gases como o metano, dióxido de carbono, ozônio, óxido nitroso, e o mais famoso deles, o monóxido de carbono.

GD Star Rating
loading...
Causas do Aquecimento Global, Nota: 5.0 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados