Causas do Aquecimento Global

links patrocinados

Causas do Aquecimento Global

Causas do Aquecimento Global

Sobre as Causas do Aquecimento Global

O aquecimento global é um fenômeno que está em pauta nos gabinetes dos governos do mundo inteiro. Este fenômeno vem aumentando o clima da Terra, fazendo com que várias catástrofes climáticas ocorram nos últimos anos e, ainda, venham a ocorrer muito mais no futuro.

Na Europa por exemplo nos últimos anos, nos países que são acostumados com o frio intenso até mesmo no verão, chegam a registrar 40 graus centígrados, como foi o caso no verão de 2010 na Rússia. Pesquisadores apontam um dos principais fatores desta mudança tão brusca na temperatura média naquele verão no país europeu, o aquecimento global.

Ainda ciclones jamais registrados em países com índice baixíssimo desses eventos, como é o caso do Brasil, onde na costa sul e sudeste tem aparecido corriqueiramente, enfim, são vários os fatores e acontecimentos que podem ser fruto do aquecimento global.

Causas do Aquecimento Global

Estudiosos no assunto, cientistas e pesquisadores apontam que um dos principais fatores que tenham colaborado para o aumento da temperatura média na Terra se chama homem. Desde que esse começou a interferir veemente no meio ambiente é que se notou várias alterações nos nos mesmos.

O primeiro grande acontecimento do homem para ajudar neste efeito foi a Primeira Revolução Industrial. Com a chegada das máquinas nos grandes centros urbanos, começou também a emissão de gases poluentes na atmosfera, de forma descontrolada. As cidades começaram a ficar inchadas cada vez mais, ajudando quando no começo do século XX, os automóveis dominaram as ruas das grandes cidades, colaborando mais ainda para as emissões dos gases.

Estes gases poluentes, principalmente os derivados da queima de combustíveis fósseis, como gasolina, diesel, etanol, entre outros, corroboram para que se forme uma camada de poluentes na atmosfera, fazendo com que ocorra o efeito estufa.

Gases do efeito estufa

A Terra recebe os raios infra vermelhos do Sol. Alguma parte desses raios o próprio planeta absorve. Boa parte é dispersado através da emissão de calor. Antigamente os raios saiam da atmosfera. Nos dias atuais esta cortina de gases poluentes faz com que a radiação fique pela terra, aquecendo ainda mais o planeta. São gases como o metano, dióxido de carbono, ozônio, óxido nitroso, e o mais famoso deles, o monóxido de carbono.

 

Conseqüências do Aquecimento Global

Conseqüências do Aquecimento Global

Sobre o Aquecimento Global

Independente da maneira como cada um acredita que a natureza tenha surgido, um fato que é inegável é que ela não estava preparada para tamanhas alterações que o homem fez nas suas estruturas. Conforme as sociedades foram se organizando, árvores foram sendo derrubadas, a tecnologia se desenvolveu, entre diversos outros fatores, o meio ambiente foi o mais prejudicado durante todo o processo.

Interferências das conseqüências do aquecimento global

Porém, prejudicar o meio ambiente gera graves conseqüências para os mesmos que causaram o problema. Após anos e anos de abusos da natureza que sempre existiu, os sintomas de que alguma coisa estava errada ficaram conhecidos como aquecimento global.

As conseqüências do aquecimento global tem ficado cada vez mais visíveis. Como o próprio nome do acontecimento sugere, as temperaturas globais estão aumentando. Com o aumento da temperatura, uma das conseqüências do aquecimento global é o degelo dos pólos, coisa que também reflete no aumento do nível dos oceanos.

Essa conseqüência do aquecimento global significa a extinção das formas de vida nas regiões que dependem das baixas temperaturas e a possibilidade de algumas cidades litorâneas desaparecerem. Conforme a quantidade de água aumenta, ela invade as regiões civilizadas e pode destruir tais localidades. Por isso, as conseqüências do aquecimento global estão diretamente relacionadas com a sobrevivência humana.

Variações de temperaturas são conseqüências do aquecimento global

Outra conseqüência do aquecimento global se manifesta da maneira inversa. Da mesma maneira como a temperatura aumenta em regiões congelantes, ela também fica ainda mais quente nos desertos. Em detrimento disso, os animais e vegetais que existem pelas temperaturas específicas dos desertos também morrem. Isso gera o aumento dos desertos existentes.

Além disso, outras regiões que não são desérticas podem passar a ser conforme as manifestações de vida morrem com as temperaturas elevadas. Assim, a quantia de desertos pode crescer como conseqüência do aquecimento global. Mais uma conseqüência a partir do aumento das temperaturas é a maior incidência de furacões e ciclones, por ter maior índice de evaporação da água.

Uma conseqüência do aquecimento global que faz sentir na pele o sentido do nome dado a esse efeito são as ondas de calor que atingem regiões de temperaturas mais amenas. Na Europa, por exemplo, a diferença é gritante durante o verão.

GD Star Rating
loading...
Causas do Aquecimento Global, Nota: 5.0 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados