Cartola FC 2009

links patrocinados

Cartola FC 2009

Cartola FC 2009

O Cartola FC é um jogo virtual de futebol, no qual os usuários montam seu próprio time, selecionando entre os jogadores da série A do Campeonato Brasileiro. O fantasy game existe desde 2008, tendo sido criado pela Globo.com e divulgado pelo canal de TV a cabo SporTV (que também pertence ao conglomerado comunicacional da Rede Globo).

Em 2011, o jogo contava com mais de dois milhões de usuários cadastrados. Para os ganhadores do 1o. e 2o. turnos, bem como o vencedor geral, são dados prêmios que variam a cada ano. Em 2009, uma das versões mais disputadas do Cartola FC, os vencedores ganhavam uma TV LCD. Vencedores de rodadas e usuários que ficaram no top 10 de cada mês, receberam prêmios como: bonés e camisas do site, Playstation III, kit SporTV com mochila e camiseta.

O jogo

Além de selecionar os jogadores para a escala do seu time, o usuário monta as estratégias para as partidas (como a posição dos zagueiros, se irá ter uma postura de maior ataque ou defesa, entre outras opções). Você também possui a liberdade de escolher as cores do seu time, a forma do seu brasão e outras características que exigem apenas criatividade e podem ser muito divertidas.

É preciso ter habilidade, entretanto, na hora de gastar seu dinheiro virtual (cada usuário começa o jogo com cem cartoletas – moeda oficial do game). É preciso investir esse valor para “comprar” os onze jogadores que formarão o seu time, além do técnico responsável por treinar os atletas. O resultado dos jogos é o que afeta diretamente a sua evolução e faturamento no jogo, bem como os rankings mensais de avaliação.

A escolha de cada jogador está diretamente ligada à performance nos jogos reais do Brasileirão. Ou seja, se um atleta faz um gol naquela rodada, você automaticamente recebe mais pontos. O mesmo vale para um técnico que levou seu time à vitória. Defesas de goleiros e desarmes feitos pelos defensores também contam pontos, de acordo com as funções de cada jogador e a habilidade em atingir seu objetivo.

Cálculo de pontos

Você tem um prazo (geralmente de duas semanas antes do campeonato brasileiro começar) para selecionar seus jogadores e se inscrever na disputa do ano. Algumas das principais ações nos jogos foram resumidas aqui para que você compreenda melhor o cálculo:

– Roubo de bola: +1.7 pontos
– Falta: -0.5 pontos
– Gol Contra: -6 pontos
– Cartão Amarelo: -2 pontos
– Cartão Vermelho: -5 pontos
– Partida sem sofrer gol: +5 pontos
– Defesa de pênalti: +7 pontos
– Gol: +8 pontos
– Pênalti perdido: -3,5 pontos

Dicas

– É preciso acompanhar o esquema tático dos times em que seus jogadores estarão envolvidos para poder optar pelo mesmo sistema (são opções como 4-4-2, 5-4-1, entre outros)
– Nem sempre investir no jogador mais caro é sinônimo de vitória. O jogador Ronaldo foi o mais caro (custava 30 cartoletas) na última versão do jogo. Mas se o time não possui equilibro, pode afetar o resultado e desempenho do atleta.

Fotos

Confira Fotos do Cartola FC 2009:

img src=”http://www.tudoemfoco.com.br/imagens/2009/05/cartola-2009-1.jpg” alt=”Cartola 2009″ title=”Cartola 2009″ width=”300″ height=”225″ class=”alignleft size-full wp-image-75159″ />Cartola 2009
O Cartola é uma iniciativa do SportvO Cartola é uma iniciativa do Sportv
O campeonato base é o BrasileiroO campeonato base é o Brasileiro

Pesquisar