Cartão SUS

Cartão SUS

Cartão SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) é a principal forma de acesso dos brasileiros a serviço médicos. De acordo com o Conselho Nacional de Saúde, o sistema brasileiro é um dos maiores do mundo, quando o assunto é saúde pública. O SUS foi criado em 1988, para permitir o cumprimento do artigo 196 da Constituição Federal, que determina que a saúde é um direito de todos, e dever do Estado.

O sistema de saúde pública é administrado por todos os entes federativos: União, estados, municípios e o Distrito Federal. Entre as estruturas que compõem o SUS estão hemocentros, laboratórios, hospitais universitários, postos de saúde e os serviços de vigilância sanitária.

Estima-se que o SUS realize mais de 2,8 bilhões de procedimentos anuais. No Brasil, a grande maioria da população – cerca de 152 milhões de pessoas – tem o SUS como única forma de acesso à saúde. Recentemente, para aperfeiçoar a parte operacional do sistema, a União criou o Cartão SUS, que traz diversos benefícios às pessoas atendidas e ao próprio Sistema Único de Saúde.

Benefícios do Cartão SUS

Cartão SUS

O Cartão SUS tem como objetivo aperfeiçoar o sistema de informações sobre os pacientes. O documento contém, por exemplo, dados sobre locais onde o paciente recebeu atendimento, quais foram os procedimentos utilizados e quem foram os médicos responsáveis. Com isso, a prestação de serviços do SUS fica muito mais organizada, permitindo uma comunicação muito mais eficiente entre milhares de unidades disponíveis no país.

O sistema do Cartão SUS é integrado nacionalmente. Ou seja, um paciente atendido no Rio Grande do Sul, por exemplo, terá seu cadastro disponível em unidades do Amapá. Os benefícios não são exclusivos para as pessoas atendidas pelo sistema. Com as informações obtidas pelo Cartão SUS, o Governo Federal pode conhecer melhor o funcionamento da saúde brasileira, obtendo um conhecimento que ajuda de maneira importante na execução de políticas públicas relacionadas à saúde.

Como pedir o Cartão SUS

Como funciona o Cartão SUS

O Cartão SUS pode ser solicitado em postos de saúde, clínicas e hospitais, além de pontos predefinidos pela Secretaria de Saúde dos municípios. Qualquer brasileiro tem direito a fazer o cartão. Para isso, serão necessários certidão de nascimento (ou casamento), CPF e RG. Todas as cidades brasileiras têm estrutura para cadastrar os usuários e confeccionar os cartões. Embora não seja um documento obrigatório para a obtenção de consultas e atendimentos na rede pública de saúde, o Cartão SUS pode agilizar o processo, garantindo também o acesso gratuito a medicamentos fornecidos pelo SUS. O Cartão SUS é completamente gratuito.

Informações locais

Cadastro Cartão SUS

Se você não sabe onde fazer o Cartão SUS em sua cidade, ligue para a Secretaria de Saúde do município. O telefone, geralmente, está disponível no site da prefeitura da cidade.

Saiba mais

Para saber mais sobre o Cartão SUS e outros serviços do Sistema Único de Saúde, acesse o site do Governo Federal e navegue pela guia “Saúde”. Na página, também é possível ter acesso à lista completa de estabelecimentos e médicos que atuam na saúde pública do país.

Servicos do SUS Servico medico do SUS

GD Star Rating
loading...
Cartão SUS, Nota: 4.4 de 5 com 22 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


3 comentários em "Cartão SUS"

  1. paulo cesar da silva 17/11/2009 às 06:21

    como adquir segunda via do cartão sus??

  2. maria da conceição bezerra de santana 19/08/2009 às 14:48

    Quero saber se meu cartão do sus se esta pronto

  3. ana celia de santana batista 13/08/2009 às 10:39

    como faço pra ter um cartão sus