Cartão Cidadão pela Internet

Cartão Cidadão pela Internet

Cartão Cidadão pela Internet

Sobre o Cartão Cidadão pela Internet

O Cartão Cidadão consiste em um cartão magnético emitido e utilizado em toda rede da Caixa, que permite ao seu usuário consultar informações e realizar saques de seus benefícios trabalhistas e sociais.

Destinado a todos os trabalhadores brasileiros, o cartão proporciona maior conveniência ao cidadão, que não precisa enfrentar filas nas agências da Caixa, quando pode utilizar um dos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

Além disso, o cartão oferece segurança, uma vez que possui senha pessoal de identificação, que somente seu usuário deve conhecer, assim como qualquer outro cartão bancário.

Comodidade e rapidez

Com o Cartão Cidadão, o usuário pode consultar o saldo e retirar extrato dos recursos do FGTS, consultar saldo de quotas do PIS, realizar saque da conta vinculada ao FGTS, sacar abono salarial, rendimentos do PIS e seguro-desemprego, além de receber benefícios de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, por exemplo, se tiver direito.

Caso você precise utilizar alguns desses serviços com urgência, basta comparecer a uma das agências da Caixa e apresentar documento de identificação oficial com foto (RG ou carteira de motorista).

Solicite o Cartão Cidadão

Para solicitar o Cartão Cidadão, é preciso ser cadastrado no PIS/PASEP e no Número de Inscrição Social (NIS) ou no Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). Caso o trabalhador já tenha cartão de algum programa de transferência de renda, o Cartão Cidadão não poderá ser emitido, pois o outro já possui as mesmas funções. Por fim, é preciso estar com os dados cadastrais atualizados e válidos.

A documentação exigida para pedir o cartão inclui carteira de identidade, carteira de habilitação (se possuir) e CTPS. A Caixa pode solicitar a comprovação de endereço, através de algum documento que contenha o CEP da sua residência.

A solicitação do cartão pode ser feita em uma agência da Caixa ou através da central telefônica, ligando para o número 0800-726 0101. De qualquer forma, é preciso ir a uma agência da Caixa para cadastrar a senha de uso do cartão.
Feita a solicitação, em até 15 dias úteis o trabalhador deve receber, gratuitamente, o Cartão Cidadão. Não há qualquer taxa de emissão ou de envio.

GD Star Rating
loading...
Cartão Cidadão pela Internet, Nota: 4.1 de 5 com 64 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados