Cartão Cidadão – consulta e senha do cartão cidadão

Cartão Cidadão – consulta e senha do cartão cidadão

Sobre o Cartão Cidadão

O cartão do Cartão Cidadão de caráter magnético, intransferível e pessoal, que tem como principal intuito facilitar o acesso dos indivíduos brasileiros à grande gama de benefícios e demais serviços sociais ofertados aos indivíduos.

Dessa forma, é por meio dele que a pessoa pode controlar os valores, realizar extratos e saques (dependendo do caso) dos valores que são transferidos por meio do Governo Federal. Ele pode ser utilizado em qualquer canal de pagamento que seja autorizado pela Caixa Econômica Federal, lembrando que a sua emissão também é realizada por meio desse banco.

O Cartão Cidadão tem como principal intuito automatizar e criar um sistema único para a oferta e consulta de benefícios sociais do governo federal que, por sua vez, são pagos pela Caixa Econômica.

Possíveis consultas do cartão cidadão

Sendo assim, devemos destacar que muitas são as possibilidades de consultas realizadas pelo cidadão que tem em mãos o seu próprio cartão magnético.

É graças a ele que o indivíduo pode acessar os mais variados benefícios oferecidos pelo governo com grande facilidade e melhor: fazendo isso com agilidade e segurança ao mesmo tempo.

É possível consultar por meio do seu Cartão Cidadão informações referentes ao:

• FGTS: é possível conferir o seu saldo, realizar saques e demais consultas de extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS;

• PIS: é possível conferir o calendário do PIS, além de consultar os seus rendimentos e pagamentos;

• Programas de assistencialismo: os programas de assistencialismo, como é o caso da bolsa família, do seguro-desemprego e da própria bolsa escola também podem ser consultados por meio do seu Cartão Cidadão;

• Demais benefícios: para os indivíduos que contam ainda com outros serviços em que ocorre o repasse de renda do governo federal, vale destacar que o Cartão Cidadão também serve para a consulta e para outras ações no que diz respeito a esse programa.

Como fazer o seu

Para fazer o seu Cartão Cidadão também é bem simples e você ainda pode optar por fazê-lo por meio do telefone (0800 726 0101) ou então presencialmente em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, podendo então optar pela agência que está mais próxima da sua residência ou do trabalho.

Em ambos os casos, você precisará ter em mãos alguns documentos: a carteira de identidade, Carteira de Trabalho e de Previdência Social – CTPS, a carteira de habilitação (caso tenha) e, se for casado, a certidão de casamento.

Vale ainda destacar que o indivíduo só consegue criar o seu próprio Cartão Cidadão caso já esteja cadastrado em algum dos programas: PIS, PASEP, NIT ou NIS.

A senha do Cartão Cidadão

Muitos são os indivíduos que possuem dúvidas com o Cartão Cidadão no que diz respeito à escolha da sua primeira senha. Quando você finaliza o cadastro, o cartão é enviado para o residente que foi cadastrado pela pessoa e deve chegar em cerca de sete dias.

Quando o cartão chegar, o indivíduo deve comparecer a alguma agência da Caixa Econômica Federal junto com o seu cartão e com os documentos que foram entregues durante o cadastro.

Vale ainda destacar que só é possível fazer a consulta de seus serviços por meio da internet depois do cadastro dessa senha, que só pode ser realizado de maneira presencial. Sendo assim, logo ao receber o seu cartão cidadão, vá a alguma agência da Caixa e finalize o seu processo para poder utilizá-lo.

GD Star Rating
loading...
Cartão Cidadão - consulta e senha do cartão cidadão, Nota: 4.6 de 5 com 14 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados