Carta de crédito contemplada: como funciona?

links patrocinados

Vantagens do consórcio

O consórcio é a modalidade de compra de bens mais interessante no que diz respeito aos juros aplicados. O consórcio também é bom para quem deseja pagar parcelado um bem e não tem pressa para tê-lo em mãos. Isso porque o consórcio funciona sob o regime de sorteios: várias pessoas fecham um grupo e começam a pagar um bem, por exemplo, um carro. Cada membro paga uma carta de crédito num valor específico.

Até o final do pagamento das parcelas, todos os membros do grupo devem ter suas cartas de crédito contempladas para que possam adquirir os bens. Há duas formas principais para ser contemplado. Saiba agora como funciona a carta de crédito contemplada.

Carta de crédito contemplada: como funciona? Carta de crédito contemplada: como funciona?

Como ter a carta de crédito contemplada

Para ser contemplado é preciso preencher um destes requisitos: ser sorteado nas assembleias realizadas periodicamente ou dar um lance maior que os demais nestas mesmas assembleias. Este lance é um valor que você pode juntar por um período e ofertar uma quantia para que possa ser contemplado. Este valor abate no valor das parcelas e pode fazer com que você seja contemplado antes do que imagina.

Já os sorteios são realizados geralmente a cada 15 dias, mas o tempo varia de consórcio para consórcio. Geralmente são sorteados dois membros do grupo. Assim que for contemplado é preciso ir atrás dos documentos necessários se você quiser comprar o bem em seguida.

A carta de crédito foi contemplada: como funciona

O primeiro passo para utilizar a carta de crédito contemplada é pesquisar e encontrar o carro que deseja comprar (no caso de ter feito um consórcio de carro). Depois de encontrado, é preciso ir até a empresa do consórcio para fazer a análise de risco e receber o aval para concretizar a negociação.

Carta de crédito contemplada: como funciona?

Esta análise de risco envolve a necessidade de você apresentar garantias ao restante do grupo de que irá continuar pagando as parcelas do consórcio. É como uma análise de crédito quando você vai fazer um financiamento qualquer.

Garantias de pagamento

É importante lembra que, para fazer o consórcio não é preciso comprovar renda, nem apresentar nenhum documento que garanta o pagamento das parcelas. Porém, ao ter a carta de crédito contemplada a coisa funciona de outra maneira. Já é constituído um financiamento do bem, mesmo que com condições específicas de um consórcio.

Para oferecer garantias do pagamento é preciso ter uma boa renda, ter o nome limpo e bom histórico de crédito em outras instituições do gênero, como bancos e financeiras. É importante não ter outros financiamentos no nome, pois isso pode dificultar a aprovação de sua ficha.

Carta de crédito contemplada: como funciona?

A importância de pesquisar

O consórcio é bom porque dá uma margem de tempo para que a pessoa pesquise bem antes de comprar o bem. Existem consórcios que pedem preferência por bens da própria marca, como é o caso dos consórcios próprios de montadoras como Chevrolet e Volkswagen. Porém há outros tipos de consórcios que não exigem preferência, o que facilita ainda mais sua vida, já que você escolhe o modelo que quiser.

Portanto, já que você tem tempo de sobra, pesquise bem e não faça negócios com pressa: sua carta de crédito pode sair no começo ou no fim do processo. Seja paciente e faça tudo com calma: você terá um carro – ou casa – de qualidade e fará um ótimo negócio.

Carta de crédito contemplada: como funciona?

Pesquisar
Artigos Relacionados