Carros Volkswagen – Parati

links patrocinados

Volkswagen Parati

Carros Volkswagen: Parati

A Parati teve seu início de fabricação em 1982, porém foi lançada como modelo 1983. A princípio era para ser um carro utilizado em viagens, já que possuía um grande porta-malas e uma carroceria estendida para dar mais conforto aos ocupantes do banco traseiro do automóvel.

A Parati veio para ser sucessora da Brasília que nos anos 80 teve recorde de vendas aqui no Brasil, com o foco nas viagens e passeios mais descontraídos a Parati, não por acaso, com mesmo nome de uma das mais belas cidades do Rio de Janeiro, veio para revolucionar o mercado das peruas.

Caracteristicas Parati

A Parati e suas Várias Faces

A primeira Parati possuía apenas duas portas, vindo a ter quatro somente em 1998. Era arrojado seu design baseado em linhas retas, dava um ar jovem ao automóvel e não foi difícil angariar inúmeras vendas logo após seu lançamento, obteve sétimo lugar em vendas dentre as peruas da época. Porém as próximas versões não foram tão promissoras, a Parati geração 2 não agradou muito, talvez por seu mercado estar mais voltado aos jovens e ainda não possuir quatro portas, uma reivindicação dos compradores dos Carros da VW.

Em seguida vieram as versões 3 e 4, algumas versões destas foram incorporadas ao mercado também, na geração 3 tivemos as versões Crossover, que era uma versão esporte com um motor mais forte e suspensão mais alta, no mesmo ano também fora lançada a versão City biocombustível tendo uma aceitação muito boa de público, uma vez que se podia utilizar tanto álcool quanto gasolina.

Preço da Parati

A geração 4 da Parati veio com a versão Track & Field, mas essa versão foi limitada se restringindo a uma venda de 4400 carros no total. Essa versão veio mais arrojada e surpreendeu os consumidores dos carros da VW. Em seguida surgiu a Standard com comandos do som acoplados ao volante, uma revolução em termos de carro nacional. E, por último, a série Surf bastante cobiçada, arrojada, com o design mais pesado, essa versão da Parati foi feita para os que curtem aventura e passeios cheios de adrenalina.

Já beirando 2010 são lançadas duas categorias da Parati, a Plus e a Comfortline basicamente diferenciando os modelos mais luxuosos, dos mais simples. A versão Titan veio também para quem gosta de um carro mais utilitário, mais voltado ao trabalho e por fim, a Surf que incorporava algumas modificações, para se adequar melhor ao estilo urbano abandonando o barro e os caminhos tortuosos do início, agora ela vem com um aspecto mais família, menos agressivo.

Parati da Volkswagen

Parati: O Ontem e o Hoje

A Parati teve o fim de sua fabricação em junho de 2012 mais ainda hoje é possível adquiri-la no mercado dos usados. A Parati possui uma boa saída por ser robusta, ter um porta-malas grande e uma parte mecânica que foi aperfeiçoada durante três décadas.

Porém quando for comprar, os melhores modelos são os mais atuais de preferência com quatro portas, por se tratar de ter uma procura maior e menos problemas com manutenção, afinal nos modelos mais antigos, pode ser que não haja mais um mercado de peças de fácil acesso.

A Parati, quando de seu lançamento teve uma procura muito grande por pessoas mais jovens, até pelos marketings da época, fuja dos vendedores entre 25 e 30 anos que possuem um ar de surfista, pois estes costumam ir e voltar à praia no mesmo dia, e isso pode danificar o carro, já que a água salgada e areia tendem a prejudicar a lataria e o motor.

Parati Interior da Parati

Pesquisar
Artigos Relacionados