Carros Volkswagen – Kombi

Carros Volkswagen - Kombi

Carros Volkswagen – Kombi

A Kombi, além de ser uma paixão dos colecionadores e admiradores de modelos clássicos, surgiu originalmente para ser um utilitário da Volks. É a precursora dos carros estilo van para passageiros e para carga. Seu design bastante simples robusto a torna um carro de bastante conforto e baixo valor de manutenção.

Seu motor foi por muito tempo o estilo “boxer”, refrigerado a ar, simples e bastante resistente. Essa resistência era bastante interessante, porque o motor durava consideravelmente mais do que a carroceria, então era comum ver uma Kombi de carroceria desgastada, mas com motor rodando perfeitamente. Ademais, se usada dentro das especificações, ela costuma durar por muito tempo.

Origem

Seu nome vem do alemão Kombinationsfahrzeug, que traduzido é algo como “veículo combinado” ou “veículo multiuso”. Seu criador foi um holandês, que desenha em seus cadernos um tipo de perua construída sobre o chassi de um fusca (outro carro da Volkswagen). Os primeiros testes com o veículo não deram muito certo porque a aerodinâmica era ruim, mas depois de muitos estudos e muitas transformações, chegou-se a um modelo pouco convencional, mas realmente bom para ser dirigido.

Preço Carros Volkswagen - Kombi

No Brasil a Kombi começou a ser montada pela Brasmotor em 1957, sendo assim o primeiro veículo Volks a ser montado no país, e o veículo que está a mais tempo em produção, já que o Brasil é o único país que ainda produz os modelos da Kombi.

Pelas Décadas

Ao longo do tempo, os modelos foram se adequando às realidades contemporâneas, tendo a década de 1960 a Kombi como carro símbolo da contra cultura hippie, e sendo marco por isso até hoje.

Existiram (e provavelmente ainda rodem) Kombis da Volks com modelos como a Kombi luxo especial, que tinha aquela marca em “v” na frente, que dá um charme todo especial no design parrudo do carro; a Kombi de 6 portas também esteve em alta em algumas épocas no Brasil; as versões Pick-Up foram e são bastante presentes da cultura nacional, tendo suas carrocerias feitas de aço ou de madeira; e de forma mais diferente ainda houve a Kombi Trailer, feita pela Karmann. Na área de saúde ainda tem presença marcante as Kombi usadas com ambulâncias.

Fotos Carros Volkswagen - Kombi

No filme “Pequena Miss Sunshine” a Kombi é personagem marcante, já que grande parte do filme se passa dentro do veículo, que comporta toda a família central e problemática do filme, convivência essa que faz com que a família retome os laços há tempos perdidos.

Curiosidades

No Brasil quarenta Kombis foram fabricadas com uma marcha para frente e quatro para trás, porque as coroas do diferencial foram montadas do lado errado.

As artes da primeira Kombi eram muito arredondadas, o que lembrava um pãozinho de forma, apelido que a Kombi ainda leva em vários países.

O sucesso da Kombi foi tão grande que a Volkswagen teve quer aumentar a produção de sessenta veículos por dia, que não davam mais conta de demanda crescente.

A Kombi também virou um veículo policial usado na Alemanha, mas devido à instabilidade, ela poderia tombar, caso os passageiros se movimentassem demais, e se tratando de presos querendo fuga.

Cores Carros Volkswagen - Kombi Kombi - Carros Volkswagen

Vídeo Carros Volkswagen – Kombi

Confira um vídeo sobre os 55 anos da Kombi no Brasil

GD Star Rating
loading...
Carros Volkswagen - Kombi, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados