Carnaval São Paulo 2012

links patrocinados

Carnaval São Paulo 2012

Carnaval São Paulo 2012

Sobre o Carnaval SP 2012

Nem só de congestionamentos e poluição é feita a cidade de São Paulo, esse lugar possui múltiplas facetas. Uma delas é a veia do samba e do carnaval. E o palco dos desfiles das grandes escolas de samba da capital paulista é o Sambódromo do Anhembi.

Todos os anos, na sexta-feira e no sábado de carnaval, o sambódromo se transforma em cenário para as escolas de samba do grupo especial. Para o Carnaval 2012 em São Paulo estão programados os desfiles das seguintes escolas: Vai-vai, Acadêmicos do Tucuruvi, Unidos de Vila Maria, Mancha Verde, Gaviões da Fiel, Águia de Ouro, Mocidade alegre, Rosas de Ouro, Tom Maior, X-9 Paulistana, Pérola Negra, Império de Casa Verde, Dragões da Real e Camisa Verde e Branco.

Sendo que as duas últimas venceram o grupo de acesso e conquistaram o direito de participar da competição no grupo especial das escolas de samba de São Paulo.

Preparativos para o Carnaval 2012

Engana-se quem pensa que a indústria do samba para. Pouquíssimo tempo depois de anunciado o campeão (e passadas as lágrimas ou alegrias), as escolas voltam ao trabalho e começam os preparativos para o próximo carnaval.

Por volta dos meses de maio e junho, as escolas de São Paulo já têm decido o tema do próximo desfile. Depois disso, ainda tem a aprovação do samba-enredo e a confecção de muitas e muitas fantasias.

Campeã 2011

Um exemplo dessa rapidez na volta ao trabalho é a Vai-Vai, atual campeã do carnaval de São Paulo. A escola já renovou o contrato do seu carnavalesco Alexandre Louzada e divulgou o tema para 2012. O Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Vai-Vai terá as mulheres como mote do seu carnaval. O nome oficial é “Mulheres que Brilham” e pretende retratar o valor da mulher brasileira.

Ingressos Carnaval 2012 em São Paulo

Os desfiles do Carnaval 2012 em São Paulo vão acontecer nos dia 17 e 18 de fevereiro. Normalmente, com três meses de antecedência é liberada a venda dos ingressos. E, até que se esgotem, as ingressos ficam à disposição nas bilheterias do Anhembi e no site Ingresso Fácil.

O Sambódromo do Anhembi é dividido em três setores: arquibancada, frisas e camarote. Para assistir ao Carnaval em algum deles é necessário desembolsar entre R$ 55 e quase 40 mil reais.

 

Carnaval 2012 Pérola Negra

Carnaval 2012 Pérola Negra

A escola de samba paulista Pérola Negra vai homenagear a cidade litorânea de Itanhaém, que fica na costa paulista, na avenida em 2012. A história da cidade é o tema do enredo e do samba da escola.

Itanhaém

A cidade de Itanhaém fica a aproximadamente 110 KM da capital São Paulo, e é um dos municípios mais antigos de nosso país. Há relatos de povoações que moraram na cidade em 1.532, sendo considerada a segunda cidade mais antiga de nosso Brasil. O nome da cidade significa “pedra que canta”. Itanhaém é um lugar que concentra muitas histórias, por isso foi escolhida para ser o tema da Pérola Negra.

O carnavalesco responsável, André Machado, afirma que a intenção é contar a história da cidade e a importância que ela tem para o nosso país. Além de ser bastante antiga, Itanhaém concentra também belezas naturais, um mar belíssimo cheio de peixes. De acordo com Machado, tudo isso será representado na avenida.

A Pérola Negra vai relembrar ainda alguns personagens importantes da história de nosso país, como a trajetória do Padre José de Anchieta, fundador de um convento em Itanhaém e responsável por converter os índios. Outra figura retratada é a história de Hans Staden, um alemão capturado pelos nativos após o naufrágio de seu navio.

Staden era contratado da coroa portuguesa e após ter seu navio naufragado perto da costa, foi capturado por índios de uma tribo canibal. Segundo o carnavalesco da escola, Staden é um personagem muito rico, e conseguiu escapar de virar comida de índio porque conseguiu fazer amizade com eles, passando-se por francês.

Novidades para o carnaval 2012

A Pérola Negra vai para a avenida com uma grande novidade: a ala das baianas é que vai abrir o desfile, antes mesmo do abre-alas. Embora seja esquisito, o carnavalesco explica que as baianas vêm representando um santo: a Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

O apelido da cidade, “a pedra que canta”, existe mesmo, segundo Mozer Sabóia, presidente da Sociedade Carnavalesca Libertação. Ela consiste em um paredão de rocha, que emite um som quando a água do mar bate nela. Sabóia acredita que a escola consiga reproduzir toda a história de Itanhaém, e mostrar na avenida que eles são do samba.

Pesquisar