Carnaval Salvador
Salvador é uma cidade vibrante, cheia de pessoas hospitaleiras, que gostam de agradar. Belas paisagens, construções históricas, muito agito e ótimas atrações. Mas nada se compara ao período de Carnaval em Salvador. A cidade recebe milhares de pessoas todos os anos, em busca de folia, curtição e muito axé.
Visite Salvador no Carnaval
O ano só começa no Brasil depois do carnaval. E não há carnaval mais agitado que o de Salvador. Criado em 1952 com o primeiro trio elétrico adaptado em um calhambeque, o carnaval de Salvador já faz parte oficialmente das festas nacionais. É a maior festa popular do mundo e se destaca pela energia positiva e pelos ritmos contagiantes do axé, do samba e dos ritmos alternativos.
A cultura e tradição do povo baiano são expressas pela diversidade de vestimentas, blocos, danças e pela coletividade. Apesar de estar bem mais elitista que a versão original e comunitária da festa, o carnaval de Salvador é uma importante fonte de renda para a cidade.
Entendendo a festa
O carnaval de Salvador é dividido em três circuitos principais: o do Dodo (na Barra Ondina), o do Batatinha (infantil, no Centro Histórico) e o do Osmar (na Avenida). Além disso, é possível curtir o carnaval de Salvador nos bairros, nos palcos espalhados pela cidade (como o Palco do Rock localizado no Coqueiral de Itapuã, o Espaço das Orquestras, instalado na Praça Municipal e o Palco do Samba na Praça da Cruz Caída). As crianças podem curtir o carnaval no espaço infantil no Pelourinho durante o dia.
Blocos do Carnaval de Salvador
Os blocos no carnaval de Salvador podem ser divididos atualmente da seguinte forma: 28 blocos de afoxés (ligados ao candomblé e a cultura afro-brasileira), 61 afros (com vestimentas e ritmos étnicos), dez alternativos, 39 blocos de trio, 7 blocos de percussão e sopro, 4 blocos especiais, 2 blocos temáticos de índios, 8 blocos infantis, 21 blocos somente de percussão, 36 de samba e 8 de travestidos.
Para participar de blocos, é necessário pagar uma quantia e adquirir o kit com abadá (a vestimenta que identifica o bloco). Os integrantes do bloco ficam dentro de um espaço isolado por um cordão. Geralmente, o investimento é alto, chegando a R$ 800,00 a até R$ 1.000,00 um abadá.
Dicas para curtir a festa
Reserve sua hospedagem com muita antecedência. Durante todo o verão, Salvador acolhe muitos turistas de todas as partes do mundo. Mas no carnaval, os visitantes invadem a cidade definitivamente, e será bem difícil encontrar um lugar para ficar de última hora. Na verdade, o aumento de turistas chega a 30% durante a festa.
Na hora de ir para as ruas, não leve consigo muito dinheiro e proteja bem seus documentos. Mantenha as crianças identificadas com cartões e adesivos com contatos e informações pessoais.
Hidrate-se: beba muita água e alimente-se de modo leve, consumindo alimentos mais ideais para o calor do verão. Assim, conseguirá aproveitar todos os momentos da festa com segurança.
Carnaval 2014 em Porto Seguro
Localizada no sul do estado da Bahia, a cidade de Porto Seguro é m dos principais destinos turísticos do país, principalmente para os moradores das regiões sul e sudeste. A cidade é uma das mais antigas do Brasil, tendo sido fundada pelos portugueses em 1534. Por isso, embora seja muito mais conhecida por suas festas e praias, a cidade de Porto Seguro também é extremamente interessante para o chamado turismo histórico.
Confira mais
Quase todo o município é tombado pelo Patrimônio Histórico, o que impede a construção de edifícios que tenham mais de dois andares. Por isso, passear pelo centro de Porto Seguro é uma experiência única.
Mas a grande maioria dos turistas vai à cidade para aproveitar as praias e grandes festas, principalmente o Carnaval. Em relação ao litoral, Porto Seguro possui mais de vinte praias belíssimas, adequadas a todos os gostos. Além de turistas brasileiros, é muito comum encontrar portugueses, norte-americanos, franceses, argentinos e israelenses pelas ruas de Porto Seguro, em todas as épocas do ano.
Infraestrutura
Embora seja uma cidade com um número relativamente baixo de habitantes – menos de 150 mil -, Porto Seguro possui uma infraestrutura impressionante. A cidade tem um aeroporto internacional desde 1982, além de muitos hotéis, pousadas e resorts para todos os padrões financeiros.
Portanto, mesmo nos períodos de maior movimento, a cidade possui uma excelente estrutura para receber visitantes. O ponto alto do turismo em Porto Seguro é o Carnaval, quando a cidade recebe milhares de pessoas.
Carnaval em Porto Seguro
O Carnaval de Porto Seguro tem uma infinidade de atrações. Para quem quer brincar nas ruas, a cidade possui diversos blocos tradicionais, com décadas de existência, como o Bloco Fantástico e o Bloco das Fraldas.
A principal atração do Carnaval da cidade, entretanto, é o evento Carnaporto, que reúne os principais artistas do axé e de gêneros similares do país. O Carnaval de Porto Seguro em 2014 já tem grandes atrações confirmadas, como Araketu, Monobloco, Jammil, Claudia Leitte, Cheiro de Amor, Parangolé e muito mais. Os ingressos para o Carnaporto podem ser adquiridos pela internet, na página oficial do evento.
Pacotes de viagem
Se você mora longe de Porto Seguro, a melhor opção para viajar à cidade no Carnaval são os pacotes de viagem. Todas as grandes operadoras de turismo já estão com pacotes completos para o Carnaval de 2014 em Porto Seguro. Na CVC, por exemplo, há uma dúzia de pacotes diferentes, que variam de acordo com o tempo de estadia e a localização. É possível ficar em distritos próximos à cidade de Porto Seguro, como Trancoso, Prado e Arraial D’Ajuda. A maior parte dos pacotes tem oito dias de duração, enquanto outros são menores, com a média de quatro dias.
Se você tem a intenção de curtir o Carnaval de 2014 em Porto Seguro, compre seu pacote de viagem o quanto antes. Apesar de toda a estrutura hoteleira da cidade, as vagas se esgotam rapidamente devido à grande procura de turistas