Carnaval de 2010

links patrocinados

Carnaval de 2010

Carnaval de 2010

O carnaval é a festa mais popular do Brasil, sendo inclusive o símbolo de cidades como o Rio de Janeiro em países mundo afora. Embora as festividades tenham diversas características tipicamente brasileiras, o carnaval é, na verdade, uma tradição grega, que surgiu em meados dos anos quinhentos antes de Cristo. Na época, os gregos realizavam cultos para agradecer aos deuses pela fertilidade da terra e produção.

Alguns anos mais tarde a igreja católica adotou o carnaval, popularizando o evento. Podendo ser traduzido como “adeus à carne”, o carnaval antecede a quaresma, marcada por quarenta dias de jejum ou de privações de coisas ou comidas que a pessoa adora. Assim sendo, o carnaval ficou marcado por diversas festas realizadas ao longo de três dias, permitindo que as pessoas aproveitassem ao máximo suas comidas e atividades preferidas para encarar com seriedade as restrições da quaresma.

O carnaval como conhecemos hoje, caracterizado por fantasias e desfiles de carros alegóricos foi inspirado no carnaval moderno, instituído pela sociedade vitoriana do século dezenove.

Carnaval de 2010: saiba mais

Escola de samba Carnaval de 2010

O carnaval de 2010 começou no dia treze de fevereiro, um sábado, e terminou na terça-feira, dia dezesseis.

O carnaval mais tradicional do país, aquele realizado no Rio de Janeiro e caracterizado pelos desfiles das escolas de samba no sambódromo, culminou com a vitória da escola Unidos da Tijuca, que apostou em um enredo diferenciado, com estilo teatral, no qual os integrantes trocavam de roupa várias vezes.

Igualmente popular, o carnaval de São Paulo, que também conta com desfiles de escolas de samba, foi encerrado com a vitória da escola Rosas de Ouro, que contou a história do cacau, matéria-prima do chocolate.

Carnaval

Festas populares de carnaval

O carnaval brasileiro não acontece apenas dentro dos sambódromos do Rio de Janeiro e São Paulo. As ruas da capital fluminense também são ocupadas por milhares de foliões todos os anos, que dançam ao som das marchinhas tocadas pelos blocos de rua, sendo que os mais famosos são o Cordão da Bola Preta e Suvaco de Cristo.

O carnaval não é feito apenas de samba. Na Bahia o ritmo que prevalece é o axé e por lá o destaque fica por conta dos trios elétricos, que atravessam a cidade de Salvador com artistas de peso fazendo a alegria dos foliões.

Temas do Carnaval

No Recife o frevo é o ritmo que predomina. O Galo da Madrugada, considerado o maior bloco de rua do mundo, anima os foliões no sábado de carnaval. Também em Pernambuco, na cidade de Olinda, o frevo se destaca, mas ao invés do bloco de rua o que chama a atenção são os desfiles de bonecos gigantes.

Carnaval para quem não gosta de folia

Muita gente odeia a multidão, a sensualidade exagerada e por vezes vulgar e os estilos musicais que marcam o carnaval. Quem se encaixa neste perfil pode realizar outras atividades ou frequentar outras festas para fugir do carnaval.

Em Curitiba, por exemplo, acontece o Psyco Carnival, caracterizado por apresentações de psycobilly, vertente do rock, e pela zombie walk, passeata em que as pessoas se vestem de zumbis.

Outras cidades do país também realizam eventos paralelos e bem diferenciados, como shows de jazz e funk.

Festa do Carnaval Carnaval de 2013

Pesquisar