Carnaval 2009 – Império Serrano

links patrocinados

Carnaval 2009 - Império Serrano

Carnaval 2009 – Império Serrano

O Grêmio Recreactivo Escola de Samba Império Serrano, ou somente Império Serrano, é uma das escolas de samba mais tradicionais do carnaval carioca. A escola nasceu em 1946, devido ao desentendimento entre alguns integrantes e o presidente da escola Prazer da Serrinha.

Já no seu primeiro desfile, em 1948, a Império Serrano sagrou-se campeã do carnaval. Na época, o carnaval do Rio de Janeiro não era organizado em divisões. Isso, entretanto, não diminui o mérito da Império Serrano.

Títulos

Após o primeiro título, conquistado logo em sua estreia no carnaval, a Império Serrano venceu outros três carnavais de forma consecutiva. Ou seja, de 1948 a 1951, a escola já era tetracampeã do carnaval carioca. Os outros títulos viriam em 1955 e 1956, 1960, 1972 e 1982. Após essa época a escola passou por dificuldades e foi rebaixada ao grupo de acesso por mais de uma vez.

Personalidades

A Império Serrano tem como característica a presença de nomes ilustres em sua história desde seu início. A escola foi criada na casa de Eulália do Nascimento, uma das maiores sambistas do carnaval carioca. Dentre os imperianos famosos estão Arlindo Cruz, Dona Ivone Lara e Jorginho do Império. A atriz Quitéria Chagas, que já atuou em diversas produções da rede Globo, foi rainha da bateria da Império por cinco anos seguidos.

Império Serrano em 2009

Para o Carnaval de 2009, a Império Serrano levou à avenida uma reedição do samba-enredo “Lendas das Sereias – Rainha do Mar”, composto por Vicente Mattos, Dinoel e Arlindo Velloso em 1976. O título da versão 2009 foi alterado para “Lendas das sereias, mistérios do mar”.

Na avaliação dos jurados, a Império Serrano ficou somente com a 12ª posição, sendo novamente rebaixada ao grupo de acesso. A escola, até hoje, não conseguiu retornar à elite do carnaval carioca. Para 2012, a escola pretende homenagear dona Ivone Lara em seu samba-enredo.

Império Serrano na Internet

Para saber mais sobre a Império Serrano, acesse o site oficial da escola ou visite a seção de entretenimento do Uol, onde há vasta informação sobre as edições anteriores do carnaval do Rio de Janeiro.

Carnaval 2009 – Vila Isabel

Carnaval 2009 - Vila Isabel

Sobre o Carnaval 2009 – Vila Isabel

Carnaval é época de festa. Ninguém quer saber de trabalhar ou de ter preocupação; só o que as pessoas querem é se divertir nas festas e nos dias que tem de folga pela frente. Quem é mais animado, vai passar o Carnaval no nordeste, onde a festa dura uma semana. Quem não agüenta tanto pique, ou procura um lugar mais calmo ou fica em casa vendo o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo através da televisão.

Quem transmite o desfile do grupo especial de ambas as cidades é a Rede Globo. As duas primeiras madrugadas de transmissão – de sábado e domingo – são das escolas de São Paulo. As duas madrugadas seguintes são destinadas ao desfiles das escolas do Rio de Janeiro.

Ao todo são 20 escolas no grupo especial de cada cidade. No Rio de Janeiro, uma das escolas mais tradicionais é o Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos da Vila Isabel. A escola tem tradição no carnaval carioca e já foi campeã duas vezes pelo grupo especial.

Títulos

A escola surgiu em 1946 e tem como suas principais figuras o cantor e compositor Martinho da Vila. Ele entrou na Vila Isabel em 1965, e reestruturou o modo de fazer samba-enredo. Martinho da Vila foi o compositor de quatro sambas consecutivos, nos anos de 1967, 1968, 1969 e 1970.

No primeiro ano como compositor e intérprete, Martinho da Vila levou para a avenida o samba-enredo ‘Carnaval de Ilusões’. Em 1968 foi a fez de ‘Quatro Séculos de Modas e Costumes’. Já em 1969 o tema foi ‘Iaiá do Cais Dourado’ e em 1970 ‘Glórias Gaúchas’.

O primeiro título da escola no grupo especial veio em 1988, com o samba-enredo ‘Kizomba, a festa da raça’. O desfile foi marcado por peças de sisal e palha e muitos dizem que foi o melhor desfile da escola até os dias de hoje. O segundo título da escola veio em 2006, com o samba-enredo ‘Soy Loco por Ti, América: A Vila canta a latinidade’, que teve por trás de tudo o carnavalesco Alexandre Louzada.

Carnaval de 2009

No desfile do ano de 2009, a Vila Isabel levou para a avenida a história sobre os cem anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O enredo foi o ‘Neste Palco da Folia, Minha Vila Anuncia: Theatro Municipal, a Centenária Maravilha’. Os carnavalescos responsáveis por esse desfile foram Alex de Souza e o sempre polêmico Paulo Barros. Apesar do tema interessante e os carnavalescos de peso, a escola terminou o desfile em quarto lugar.

Pesquisar
Artigos Relacionados