Candido portinari – História

links patrocinados

Portinari

Candido portinari – História

Quando começamos a estudar a história do Brasil, tanto no contexto simplesmente histórico quanto no sentido de toda a herança cultural que existe, percebemos que vários nomes deixaram contribuições para a população brasileira. Muitas vezes pode acontecer de não dar o devido valor a personalidades importantes por serem do Brasil, sendo que a cultura brasileira tem essa característica de valorizar o estrangeiro.

Contribuição internacional

Entre tais personalidades que contribuíram imensamente com a construção da cultura brasileira está Cândido Portinari, artista plástico que nasceu na cidade de Brodowski, em São Paulo, e faleceu no Rio de Janeiro. Ao longo de toda a sua vida o artista produziu cerca de cinco mil obras, desde esboços até pinturas.

Uma das suas maiores contribuições é o painel Guerra e Paz, que foi doado à sede da Organização das Nações Unidas (ONU) nos Estados Unidos, em Nova Iorque. Em 2010, porém, seus filhos conseguiram fazer com que o painel voltasse ao Brasil e ficasse em exibição no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Portinari é considerado um dos principais artistas do Brasil e foi o principal pintor brasileiro a conseguir maior reconhecimento internacional. Mesmo sendo natural do Brasil, Portinari tem descendência italiana na sua família por ser filho de imigrantes.

Ironia da arte

O falecimento de Portinari foi causado, ironicamente, pela prática da sua arte que deu sentido à sua vida. As tintas usadas nas suas pinturas continham chumbo na composição, e essa substância foi responsável pelo envenenamento que levou à sua morte. Quando os sintomas começaram a ser identificados, os médicos orientaram que ele parasse de pintar e de viajar.

Porém, o artista plástico não aceitou as recomendações. Portinari continuou pintando e viajando, sendo que a maioria dos destinos previstos era a exposições internacionais para as quais ele era convidado. Em 1962, Milão o convidou para fazer uma exposição com 200 telas.

Naquele ano o artista trabalhou freneticamente para conseguir atingir o objetivo e a sua doença se agravou, sendo que Portinari faleceu no mesmo ano. O descendente de italianos é o típico exemplo do artista que morre pela sua arte, pois suas próprias tintas acabaram sendo a causa da sua morte.

Historia do Brasil

Historia do Brasil

História é uma das disciplinas escolares, ou uma área de estudo do conhecimento cientifico do setor de humanas. A História estuda fatos e acontecimentos do passado da humanidade, com projeções ainda presentes. A História do Brasil é uma disciplina curricular das escolas de todo o país, e conta, narra, documento tudo que já aconteceu no Brasil desde a chegada dos portugueses no país. Em alguns casos além disto, narrando a historia de povos pré-colombianos que viviam na região.

Como foi

A Historia oficial brasileira é narrada a partir da chegada de Pedro Álvarez Cabral no continente americano, precisamente no que conhece-se por Brasil. O nome teria sido sado em razão da grande quantidade de uma arvore, o Pau Brasil. Esta vegetação foi largamente explorada pelos portugueses nos primeiros momentos da colonização, ela era utilizada para exportação. Possuía uma pigmentação marrom-avermelhada.

Após alguns anos de exploração do Pau Brasil, foi descoberto que haviam jazidas de ouro nas regiões das Minas Gerais e outras áreas do interior do Brasil. Isto contribuiu para que a coroa portuguesa tomasse a decisão de colonizar o interior do país. Foi também em Minas Gerais que, por conta do alto valor dos impostos cobrados, eclodiu uma das primeiras revoltas contra a coroa.

A inconfidência mineira foi uma tentativa de revolta, foi desta época que surgiu o nome Tiradentes, que ano depois foi considerado um dos maiores mártires da independência do Brasil, tendo sido um dos precursores da República. Os inconfidentes criaram a atual bandeira do estado de Minas Gerais, com os dizeres “Libertas Quœ Sera Tamen”.

Independência

A independência do Brasil foi proclamada por Dom Pedro de Alcântara. Anos antes, quando napoleão invadiu Portugal, a coroa havia se transferido para o Brasil, transformando a relação de comercio entre colônia e metrópole. Após a retirada de Napoleão a coroa portuguesa retornou para Portugal. Como as relações entre colônia e metrópole haviam se invertido, a proclamação da Republica e a fundação do império do Brasil aconteceram em 1822.

Contemporânea

O Brasil conheceu seu primeiro presidente eleito com o nome de Getúlio Vargas, ele governou o país durante três mandatos e junto a ele varias leis foram criadas inclusive a primeira constituição do Brasil Republica.

Na década de 60 até a década de 80 o país viveu sob regime militar ditatorial. A redemocratização do país veio com Tancredo e Sarney na presidência da Republica, Tancredo faleceu, Collor sucedeu Sarney. Depois vieram Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Pesquisar
Artigos Relacionados