Cana de Açúcar

Cana de Açúcar

Cana de Açúcar

Cultivada desde os tempos mais antigos, a cana de açúcar é original das terras asiáticas e é matéria-prima para muitos produtos essenciais no nosso cotidiano. Ao longo dos anos, a planta sofreu várias modificações genéticas para tornar-se mais saudável ao consumo e se adaptar em climas diferentes. No Brasil, a planta chegou junto aos portugueses que procuravam uma nova terra para desenvolver sua economia no século XVI.

Derivados da cana de açúcar

Entre os produtos mais comuns produzidos a partir da cana de açúcar estão os mais variados tipos de açúcar usados dia a dia na culinária de todo o mundo, o álcool e principalmente a derivação desse conhecida como etanol. O álcool etanol ganhou importância devido à sua utilidade como combustível sustentável. Além de representar uma alternativa mundial aos combustíveis tradicionais mais poluentes, o baixo custa da produção do etanol extraído da cana de açúcar tem gerado interesse econômico em vários países do mundo.

A produção do etanol no Brasil levou o país a se destacar como potência produtora e exportadora do mesmo. Com tradição do cultivo da cana de açúcar desde os tempos coloniais, o país se tornou o maior exportador de etanol do plante e o segundo maior produtor do combustível sustentável.

Composicao da Cana de Acucar

Cana de açúcar no Brasil

Cultivada inicialmente pelos colonizadores europeus, a cana de açúcar no Brasil hoje representa um dos fortes da economia nacional. O interior do estado de São Paulo abriga a maior fatia do cultivo de cana de açúcar no país, representando 70% do setor. Na região Centro-Oeste se concentra o segundo maior cultivo da planta, com 13% do todo. Não só o grande cultivo da cana de açúcar tem feito o país se destacar no ramo.

Beneficios da Cana de Acucar

O que mais deu representatividade global para o Brasil foi a produção de combustível sustentável a partir da cana.

Combustível sustentável

As experiências com a produção de álcool como combustível tiveram início ainda no começo do século XX. O que deu maior impulso na indústria de combustível focada no cultivo da cana de açúcar foi a crise do petróleo nos anos de 1970. Mas só no século XXI o combustível do etanol ganhou relevância, pois foi quando as agendas ambientalistas começaram a se preocupar com mais intensidade sobre a poluição gerada pelos combustíveis tradicionais.

Produtos tirados da Cana de Acucar

O combustível sustentável produzido a partir da cana também motivou a produção veículos com motores flex, capazes de se locomover com álcool ou gasolina. Foi a indústria automobilística brasileira que notou a necessidade de criar esse sistema alternativo diante do crescente mercado de combustível sustentável. Hoje, o motor flex é modelo em praticamente todo o mundo.

Cana de açúcar no dia a dia

Hoje é impossível imaginar um mundo sem o cultivo da cana de açúcar. Praticamente todos os dias utilizamos os mais variados derivados da planta em nossa alimentação e locomoção urbana. O açúcar usado no café, a gasolina ou o álcool, além de produtos de limpeza e várias bebidas, como a cachaça, são produtos baseados no cultivo da cana de açúcar.

Producao do Etanol Derivados Cana de Acucar

GD Star Rating
loading...
Cana de Açúcar, Nota: 5.0 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados