Camping – barracas, locais e artigos para camping

links patrocinados

Camping

Sobre o camping

O camping é o ato de acampar. Geralmente, os acampamentos são estabelecidos em locais onde se possa ter um contato maior com a natureza.

Locais para camping

Não há locais pré-estabelecidos onde se deve ou não praticar o camping, pode-se acampar em qualquer área não privada. Mas existem vários clubes de camping e locais já preparados para receberem as pessoas que querem acampar, que possuem uma estrutura específica para camping.

Artigos para camping

Todo o equipamento utilizado no camping deve ser levado pelos campistas. É recomendável levar os seguintes artigos para o camping: colchão inflável, repelente e inseticida, barracas, corda, martelo, ganchos para fixar a barraca, lanterna ou lampião, lona para o chão e uma extensão elétrica.

Barraca para camping

O principal item para o camping é a barraca, portanto, a sua escolha é fundamental para tudo ocorrer bem durante a estadia no acampamento.

Questione algum amigo ou mesmo nas lojas especializadas qual a melhor barraca para o local de camping que escolhido, algumas podem não resistir à primeira chuva. Monte-a em um local onde não se acumula água da chuva (declives).

Ilha Grande Camping

Ilha Grande Camping

Localizada em Angra dos Reis, litoral carioca, Ilha Grande inspira boas vibrações a quem a visita. De natureza exuberante com praias limpas e isoladas, cada vez mais Ilha Grande se torna um ponto de encontro de campistas. É considerada uma das 7 maravilhas do Rio de Janeiro.

Conheça Ilha Grande

Ilha Grande é uma ilha de Angra dos Reis, município do Rio de Janeiro. Para chegar lá, o visitante precisa se informar previamente sobre o horário das barcas.

Acampamento em Ilha Grande

Suas praias possuem areias claras e o mar é verde e bastante calmo. A vegetação é abundante, típica de um paraíso ecológico. São várias praias, 86 no total, e pontos interessantes para se visitar. A Praia do Aventureiro, por exemplo, é uma das mais conhecidas de Ilha Grande e atrai muitos visitantes, que não resistem a sua beleza e se encantam pela hospitalidade de seus moradores.

A Praia da Feiticeira é praticamente isolada e possui uma cachoeira próxima com o mesmo nome. É uma das mais preservadas e tranquilas de Ilha Grande, ideal para quem busca descansar.

A Gruta do Acaiá é um espetáculo a parte: o sol que ilumina areia do fundo do mar que reflete nas paredes e na lagoa de dentro da gruta. Para chegar, é preciso um pouco de disposição e coragem, mas vale a pena conferir.

Ilha Grande 2013

O farol de Ilha Grande fica no alto do Morro dos Castelhanos e também pode ser visitado. A vista lá do alto é surpreendente e é possível ver as ilhas vizinhas com exatidão: Ilha de Guriri, o Costão de Lopes Mendes e mais ao longe a Ilha de Jorge Grego.

Camping em Ilha Grande

Ilha Grande dispõe de casas para aluguel e pousadas, onde o visitante pode obter maior conforto, principalmente se for com a família. Mas se o caso é curtir a natureza ao ar livre, conhecer as diversas trilhas, se instalar de modo barato e ainda fazer novos amigos, o lugar certo é um dos vários campings disponíveis.

O camping selvagem em Ilha Grande é proibido, mas a oferta de lugares apropriados para acampar é grande. Há diversos campings regularizados na ilha que dispõem de estrutura suficiente para se aproveitar este paraíso ao máximo.

Serviços em Ilha Grande

Camping em Ilha Grande

Apesar da simplicidade de Ilha Grande, no local há diversos restaurantes e muitos deles oferecem a típica comida caiçara, a base de peixe e frutos do mar, aves e outras diversas delícias. Há também bebidas de todos os tipos. A Enseada das Estrelas é considerada o centro gastronômico da ilha. Os campistas não podem deixar de visitar após um banho de mar ou um passeio pelas trilhas.

Ilha Grande possui em sua agenda algumas festividades, como os Festivais de Música e de Ecologia, as festas juninas, Festa do Padroeiro, Carnaval, o Hallowilha e o Festival do Mexilhão.

Há ainda locais em que é possível praticar mergulho com orientação de especialistas, pescar, surfar e praticar mountain bike.

Informações

Ilha Grande possui um site mantido pela comunidade com todas as dicas sobre locais, reservas, onde ficar, o que comer, as festividades, todas as praias da ilha e muito mais. Há diversas fotos sobre os locais e os eventos. O conteúdo é bem completo – inclusive tem os horários das barcas que saem do continente para a Vila do Abraão, ponto de chegada em Ilha Grande.

Passeios em Ilha Grande Ilha Grande Rio de Janeiro

Pesquisar
Artigos Relacionados