Campanha da Fraternidade

links patrocinados

Campanha da Fraternidade

Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade é algo promovido pela Igreja Católica Apostólica Romana do Brasil, sendo que no período da Quaresma sempre tenta destacar a conscientização entre os fiéis sobre uma temática de relevância mundial. A organização de toda a programação (como arrecadação, palestras, declarações sobre o tema) é feita pela Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) – entidade que existe desde o ano de 1952 com sede na capital do Rio de Janeiro.

As Campanhas começaram no ano de 1961 quando três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira resolveram se inspirar em iniciativas internacionais para popularizar e discutir temáticas que afetam o desenvolvimento, a saúde e todo o social de determinado país. A partir de 1962, no ano seguinte, portanto, já contava com uma cobertura nacional de divulgação dos assuntos, com cartazes e conscientização educacional das diferentes seções católicas (seja os Carismáticos, Grupos de Jovens, etc.).

Foi apenas dois anos depois, entretanto, que a proposta tinha sido aprovada pelo Vaticano e reconhecido portanto oficialmente pela Igreja Católica. A partir do primeiro ano da década de setenta, as mensagens de cada campanha começaram a ser inauguradas pelo Papa em questão, explicando a importância e relevância da temática, bem como a posição da Igreja.

Mais informações

O principal objetivo é destacar os sentimentos de transformação e participação dos fiéis ou pessoas que desejam se envolver em boas ações. A renovação, bem como o período de reflexão que a Quaresma desperta nos católicos também deve ser levado em consideração. A partir disso, as consequências envolvem pontos positivos como formação comunitária sólida e maior debate sobre as temáticas.

Alguns dos temas abordados pelas Campanhas incluem: Igreja em Renovação, Serviço e Vocação, Co-Responsabilidade, Reconciliação, Doação, Participação, Descoberta, Fraternidade e Prisão, Por um mundo mais humano, fraternidade e vida, reconstruir a casa, saúde e fraternidade, educação e fraternidade, fraternidade e violência, fraternidade no mundo do trabalho, fraternidade e terra, fraternidade e juventude, fraternidade e o negro, fraternidade e a comunicação, fraternidade e segurança pública, solidariedade e paz, fraternidade e povos indígenas, fraternidade e vida no planeta, fraternidade e as drogas, dignidade humana e a paz, entre muitos outros.

Essas campanhas anuais destacam muito a posição sobre vários temas, como por exemplo o aborto ou o preconceito, em muitas vezes sendo reacionários em grande parte dessas campanhas, porém com apoio do restante da Igreja e também da comunidade fiel. O impacto da campanha, dependendo do tema, não apenas envolve palestras e informativos, mas também a caridade de várias formas, ou mesmo a participação em massa em atividades voluntárias da igreja para trazer mais pessoas. Para obter mais informações sobre como participar, acesse o site oficial da CNBB e veja quais as ações mais perto da sua cidade ou você mesmo pode sugerir na sua paróquia.

Outra forma de se manter informado é através das redes sociais, sendo que a CNBB está presente no Facebook, Twitter, Flickr, Youtube, além de ter um blog atualizado com frequência, facilitando ainda mais a forma de se manter conectado com as notícias e novidades da instituição.

Fotos

Confira Fotos da Campanha da Fraternidade:

Campanha da Fraternidade 2012Campanha da Fraternidade 2012
Campanha da FraternidadeCampanha da Fraternidade
A Campanha acontece todos os anos, com temas diferentesA Campanha acontece todos os anos, com temas diferentes

Pesquisar
Artigos Relacionados