Calendário de Pagamento PASEP 2011

links patrocinados

Calendário de Pagamento PASEP 2011

Calendário de Pagamento PASEP 2011

Sobre o Pagamento PASEP 2011

Quem trabalha no setor privado recebe o PIS, já quem está empregado na empresa pública tem o PASEP, o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor. Assim como o PIS ele é um abono para o trabalhador, que o recebe todos os anos. Neste artigo você confere o calendário de pagamento do PASEP 2011.

O PASEP foi criado em 1970 através de uma lei complementar para que os empregados do setor público pudessem ter uma participação na renda obtidas pelas instituições e entidades, fossem elas municipais, estaduais ou federais.

Assim como o PIS é uma tentativa de melhorar a distribuição de renda no país, o PASEP também tem esse intuito, mas outro objetivo é igualar o salário dos servidores públicos com a remuneração paga pelas empresas privadas.

Para receber o PASEP o empregado deve ter a inscrição há pelo menos cinco anos e ter trabalhado pelo menos um mês com a carteira assinada no ano anterior (o que é meio óbvio, já que quando se entra no emprego público a estabilidade da carreira é o que mais chama a atenção).

Tabela – Calendário de Pagamento PASEP 2011

Para o ano de exercício 2010/2011 o calendário de Pagamento do PASEP é o seguinte:

  • Quem tem o final da inscrição em 0 ou 1 recebe a partir de 11 de agosto
  • Quem tem o final da inscrição em 2 ou 3 recebe a partir de 17 de agosto
  • Quem tem o final da inscrição em 4 ou 5 recebe a partir de 24 de agosto
  • Quem tem o final da inscrição em 6 ou 7 recebe a partir de 31 de agosto
  • Quem tem o final da inscrição em 8 ou 9 recebe a partir de 8 de setembro

Em qualquer dos casos o prazo para receber o PASEP é 30 de junho de 2011.

PASEP 2009

PASEP 2009

O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é uma contribuição realizada pelos empregadores do setor público, que visa financiar os trabalhadores em casos como seguro-desemprego e abonos, além de outras modalidades de licenças.

O seguro-desemprego e as licenças podem ser pagas a qualquer momento do ano. Entretanto, no caso do abono, existe um calendário específico a ser seguido. O abono salarial oferecido através do PASEP é de um salário mínimo, e existem alguns critérios a serem cumpridos.

Abono do PASEP em 2009

Em 2009, cerca de 16,5 milhões de trabalhadores recebem o abono salarial do PASEP ou do PIS. O funcionário que ingressa no serviço público é cadastrado no PASEP pelo Banco do Brasil.

Para se cadastrar, é necessário informar dados como nome completo, data de nascimento, nomes dos pais, ano do primeiro emprego, cpf, rg e endereço. Funcionários de Secretarias Estaduais são cadastrados pelo DDPE (Departamento de Despesa Pessoal do Estado), da Secretaria da Fazenda.

Uma vez cadastrado no PASEP, o trabalhador pode consultar seu saldo sempre que desejar. A retirada do valor pode ser feita a partir de datas pré-definidas, de acordo com o aniversário do trabalhador. Confira abaixo qual foi o calendário do PASEP para 2009:

Calendário das datas – PASEP 2009

Nascidos em:

Julho – pagamento a partir de 11/08/09

Agosto – 19/08/09

Setembro – 26/08/09

Outubro – 10/09/09

Novembro – 15/09/09

Dezembro – 22/09/09

Janeiro – 08/10/09

Fevereiro – 15/10/09

Março – 22/10/09

Abril – 11/11/09

Maio – 18/11/09

Junho – 25/11/09

Para receber o abono, o trabalhador deve dirigir-se ao Banco do Brasil com os seguintes documentos:

– Comprovante de inscrição no PASEP

– Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS

Se a empresa estiver cadastrada no Banco do Brasil, o pagamento do PASEP também poderá ser realizado através do contra-cheque do trabalhador. Para saber se você tem direito aos próximos abonos, informe-se junto a seu empregador ou em uma agência do Banco do Brasil.

Calendário de Pagamento Pasep 2009

Calendário de Pagamento Pasep 2009

O Pasep é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Ele foi criado em 1970 para que funcionários e servidores públicos pudessem participar dos rendimentos do órgão ou entidade em que trabalham.

É através do Pasep que os trabalhadores do setor público têm acesso a benefícios como seguro-desemprego, auxílios em caso de doença e abonos pagos anualmente. Diferentemente dos outros benefícios, que podem ser pagos em qualquer época do ano, o abono possui um calendário divulgado anualmente.

Quem faz parte do Pasep

Os beneficiários do Pasep são funcionários titulares de cargo efetivo, servidores extranumerários, servidores estáveis e servidores CLT. No Brasil todo, são beneficiados mais de 16 milhões de trabalhadores, juntando servidores públicos e funcionários de empresas privadas, que recebem o PIS (Programa de Integração Social).

Para realizar o cadastro no Pasep, são necessários nome completo, data de nascimento, ano do primeiro emprego, CPF, RG e comprovante recente de endereço. Após o cadastro, o trabalhador pode consultar seu saldo a qualquer momento, através de cartão próprio.

Variações do Calendário de Pagamento Pasep 2009

O calendário de pagamento do Pasep varia de acordo com o final dos números de inscrição do trabalhador no programa. Em 2009 as datas foram as seguintes:

Quem tem final 0 e 1 recebeu a partir de 11 de agosto, finais 2 e 3 a partir de 18 de agosto, finais 4 e 5 a partir de 25 de agosto, 6 e 7 a partir de 1º de setembro e finais 8 e 9 a partir de 8 de setembro. Os benefícios ficaram disponíveis até dia 30 de junho de 2010.

Caso a emrpesa esteja cadastrada no Banco do Brasil, o abono pode ser pago diretamente através do contracheque do trabalhador. Para saber se você se encaixa nos critério de recebimento do abono, consulte seu empregador ou vá a uma agência do Banco do Brasil.

Pesquisar