Calendário 2014 Feriado de Tiradentes e Dia do Trabalhador

links patrocinados

Calendário 2014 Feriado de Tiradentes e Dia do Trabalhador

Com o início de 2014, é comum que comecemos logo a pensar nos feriados. Afinal, o dia em que cada feriado cai na semana é de extrema importância para que possamos planejar viagens com a família ou outros eventos. Não é à toa que os feriados em sábados e domingos são muito menos comemorados. O ano de 2014 terá um calendário relativamente equilibrado: embora muitos feriados caiam nos finais de semana, como Finados (domingo), Proclamação da República (sábado) e Nossa Senhora Aparecida (domingo), há também aqueles que caem no início ou no final da semana. Alguns deles, inclusive, acontecerão em quintas-feiras, o que aumenta a possibilidade de termos feriados prolongados, juntos com o final de semana.

Confira mais

Calendário 2014 Feriado de Tiradentes e Dia do Trabalhador Dia do Trabalhador

Dois feriados nacionais muito aguardados pelos brasileiros são Tiradentes e Dia do Trabalhador. Ambos acontecem na parte inicial do ano: Tiradentes é comemorado no dia 21 de abril, enquanto o Dia do Trabalhador ficou estipulado para 1º de maio.

Calendário 2014

Origem dos feriados

O feriado de Tiradentes é uma homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, apelidado de Tiradentes porque atuava como dentista. Tiradentes foi um dos protagonistas da Inconfidência Mineira, movimento separatista que aconteceu em Minas Gerais, no período em que o Brasil era colônia de Portugal. Minas, então uma capitania, tentava se ver livre do domínio português, e Tiradentes foi um dos principais nomes do movimento. No dia 21 de abril, Tiradentes foi executado pelas forças de resistência do Império. Por isso, a data se tornou feriado em todo o país.

Diferente do feriado de Tiradentes, o Dia do Trabalhador é um feriado mundial, sendo reconhecido em dezenas de países. As origens do feriado são distintas, mas todas têm relação com a busca por melhores condições de vida. Nos Estados Unidos, uma grande greve geral se iniciou em maio de 1886; na França, três anos depois, a greve norte-americana inspirou movimentos semelhantes, com a escolha do dia 1º de maio para marcar a luta por condições mais justas de trabalho.

Feriado de Tiradentes

Tiradentes e Dia do Trabalhador em 2014

Em 2014, tanto o feriado de Tiradentes como o Dia do Trabalhador trarão boas oportunidades de descanso ou viagens para os trabalhadores do país. O primeiro deles, no dia 21 de abril, cairá em uma segunda-feira. Isso, por si só, já renderia um ótimo feriado. Entretanto, 2014 trouxe uma coincidência ainda mais interessante: na sexta-feira anterior, dia 18 de abril, é comemorada a Sexta-Feira Santa, também um feriado nacional. Desta forma, aqueles que não trabalham aos sábados terão quatro dias seguidos de descanso.

O feriado do Dia do Trabalhador também favoreceu os brasileiros. Em 2014, o 1º de maio cai em uma quinta-feira, ou seja, há uma grande possibilidade de que o feriado seja “emendado”, durando até o domingo.

Calendário 2014 Feriado de Tiradentes e Dia do Trabalhador - saiba mais

Saiba mais

O ano de 2014 também trará outros feriados prolongados interessantes: o Carnaval tem como data oficial o dia 4 de março, uma terça-feira. Por fim, há também o Corpus Christi e o Natal, ambos realizados em quintas-feiras. Caso você pretenda viajar nos feriadões prolongados que estão por vir, busque horários alternativos, pois as estradas provavelmente ficarão lotadas.

Pesquisar
Artigos Relacionados