Calendário 2014 Corpus Christi

links patrocinados

Calendário 2014 Corpus Christi

O feriado de Corpus Christi (“Corpo de Cristo”, em latim) é uma festa de origem católica, realizada sempre às quintas-feiras posteriores ao domingo da Santíssima Trindade, que sucede o domingo de Pentecostes. Para os católicos, o Corpus Christi é dia de ir à Santa Missa pela manhã. Outra característica interessante do Corpus Christi são as procissões, que acontecem pelas ruas de todo o país.

Origens do Corpus Christi

Calendário 2014 Corpus Christi Calendário 2014

Feriado de Corpus Christi surgiu em meados do século XIII. O evento foi instituído pelo então papa Urbano IV. Inicialmente, a solenidade começou a ser respeitada em algumas igrejas alemãs, propagando-se por todo o mundo nas décadas seguintes.

O Corpus Christi é celebrado sessenta dias após o domingo de Páscoa. Portanto, além de cair sempre em uma quinta-feira, o feriado também possui alguns limites de datas para acontecer. O Corpus Christi pode cair entre o dia 21 de maio e o dia 24 de junho.

Corpus Christi

Corpus Christi no Brasil

O feriado de Corpus Christi no Brasil adotou, por motivos óbvios, diversos hábitos comemorativos que acontecem em Portugal. O maior destaque são os tapetes coloridos, feitos nas ruas, repletos de temas religiosos. Muitos dos tapetes são feitos com flores e outros adereços, gerando imagens belíssimas. Desde o início da manhã, centenas de pessoas colaboram com a montagem das peças, que são desfeitas ao término do dia.

Embora quase todas as cidades do país reservem um espaço para a confecção dos tapetes, alguns municípios se destacam nessa tradição. É o caso de Mariana, localizada no interior de Minas Gerais. Por se tratar de uma cidade histórica, com um trânsito de pouca densidade, o município é quase inteiro coberto pelos tapetes.

Calendário 2014 Corpus Christi - saiba mais

Saiba mais

Outras cidades que se destacam neste quesito são Pirenópolis, em Goiás, com seus tapetes de flores do cerrado; Castelo, no Espírito Santo; Matão, em São Paulo; e Borborema, também no interior paulista, onde as ruas ficam cheias de artesanatos e bordados produzidos por fábricas e artesãos locais. Após a procissão, os produtos são vendidos e a renda é revertida para o Lar de Idosos São Sebastião, localizado na própria cidade.

saiba mais

O feriado em 2014

Em 2014, o feriado de Corpus Christi acontecerá no dia 19 de junho. As datas do Corpus Christi apresentam grandes variações entre um ano e outro. Em 2013, por exemplo, o feriado caiu no dia 30 de maio; em 2015, será no dia 4 de junho.

Na grande maioria das instituições, especialmente as de caráter educacional, há o “enforcamento” da sexta-feira, ou seja, o feriado é emendado com o final de semana, constituindo-se em um dos feriados mais longos do ano. Por isso, é comum que as famílias aproveitem o momento para pegar a estrada e curtir as miniférias em outras cidades. Se você tem planos de viajar no Corpus Christi, lembre-se de escolher horários em que o trânsito esteja mais tranquilo, como o início do dia, por exemplo. Desta forma, você chegará mais rapidamente ao seu destino e poderá curtir esse grande feriado por mais tempo.

Pesquisar
Artigos Relacionados